[Espanha] CNT convoca greve por tempo indeterminado na Sevilla Control, S.A.

Por CNT Sevilha

A empresa provocou o conflito ao ignorar a seção da CNT, um sindicato que já representa uma porcentagem muito alta da força de trabalho.

Sevilha, 26 de setembro de 2023.

Se não for remediada por negociações de última hora, a greve na Sevilla Control, S.A. começará na próxima segunda-feira, 2 de outubro, às 7h, e será por tempo indeterminado.

A Sevilla Control, S.A., empresa dirigida por Juan Manuel Montaño Bellido, é especializada na gestão integrada da fabricação de estruturas e componentes aeronáuticos, sendo seus principais clientes a Alestis e a Airbus. A empresa tem um centro de trabalho em Sevilha, localizado no Parque Industrial de Calonge.

A seção sindical da CNT foi formada em abril passado, refletindo e dando expressão ao descontentamento generalizado da força de trabalho causado pelo congelamento de salários, pelo não cumprimento do acordo coletivo das categorias profissionais e pela perda progressiva dos direitos adquiridos.

A recém-formada seção sindical da CNT solicitou uma reunião com a gerência da empresa, à qual compareceriam com seus respectivos assessores para tentar negociar uma tabela de reivindicações, que foi o resultado da decisão da assembleia de seus afiliados. A resposta da empresa foi uma recusa total em realizar qualquer reunião ou considerar até mesmo a menor concessão. O efeito da decisão da empresa de nem mesmo se reunir com a seção sindical e seus assessores foi o oposto do que eles esperavam: a CNT continuou a crescer até atingir metade da força de trabalho.

Diante da absoluta intransigência da empresa, e após mais uma vez ter solicitado uma reunião que não obteve resposta, a assembleia da seção sindical decidiu convocar uma greve por tempo indeterminado até que seus objetivos fossem plenamente alcançados: reconhecimento das categorias profissionais efetivamente exercidas, fim do congelamento salarial, pagamento correto do trabalho noturno, recuperação de direitos que a empresa vem cortando progressivamente, regulamentação e extensão a toda a força de trabalho de um bônus estabelecido pela empresa, estabilidade no emprego e direitos de representação sindical.

Para mitigar as deduções salariais dos grevistas, a CNT criou um Fundo de Resistência no último Congresso, com regras de acesso para os membros que apoiam a greve, o que permitirá que a greve continue indefinidamente. Além disso, estão sendo preparados comícios, manifestações, campanhas de informação, campanhas de arrecadação de fundos para fortalecer o Fundo de Resistência e será estabelecida uma vigilância rigorosa para qualquer possível manobra da empresa que viole o direito fundamental de greve, a fim de apresentar imediatamente as reclamações correspondentes à Inspetoria do Trabalho e aos Tribunais Sociais.

Apesar do exposto, a CNT confia que a “Sevilla Control” finalmente tomará o caminho do diálogo e da negociação. A última chance de evitar uma ação de greve será oferecida pelo SERCLA (Sistema Extrajudicial de Resolución de Conflictos Laborales de Andalucía), um órgão dependente da Junta de Andalucía, que convocará ambas as partes para mediação nesta semana. Se a empresa continuar a se recusar a negociar, a greve por tempo indeterminado será um fato e não terminará até que seus objetivos sejam alcançados.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/cnt-convoca-huelga-indefinida-en-sevilla-control-s-a/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Arroz de membeca
já viçoso na restinga.
Marrecas festejam.

Anibal Beça