Desde Gana, na África Central, zarpou até Mar del Plata o navio BGP Prospector para realizar a exploração de petróleo off shore na Bacia Norte da Argentina, a 300 quilômetros da costa atlântica da província de Buenos Aires. É por isso que as organizações ambientais reunidas na Rede de Comunidades Costeiras e nas Assembleias por um Mar Livre de Empresas Petrolíferas desde Ushuaia a Buenos Aires, estão convocando um novo “Atlanticazo” para o dia 4 de outubro em diferentes partes do país para impedir a exploração sísmica. “Participe de onde quer que você esteja para fazer parte da defesa do mar, para gritar bem alto: O Mar não se vende, se defende!
O navio BGP Prospector, contratado para realizar o bombardeio de “exploração sísmica”, está a caminho de nosso país. Diretamente de Montevidéu, o navio com bandeira das Bahamas, com 100 metros de comprimento e 24 metros de largura, construído em 2011, viajará para a zona CAN-100, perto do poço Argerich, a 320 quilômetros da costa de Mar del Plata.
Organizações ambientais estão convocando um novo “Atlanticazo” para o dia 4 de outubro em diferentes cidades do país.
“Isso não aparece na grande mídia, ou o que é pior, esse avanço do petróleo é comemorado pelos governos nacional e provincial. Por esse motivo, um novo #Atlanticazo está sendo organizado em todo o país pela Rede de Comunidades Costeiras e pelas Assembleias por um Mar Livre de Petrolíferas desde Ushuaia a Buenos Aires.
Compartilhamos os diferentes pontos onde isso ocorrerá:
CABA: Do Congresso até a Casa da Província de Buenos Aires 17h00
MAR DEL PLATA: Em La Rambla 17h00
NECOCHEA: Ponte suspensa 11h00
BAHÍA BLANCAUNS 12 de outubro
SAN JUAN 17h30
PUERTO MADRYN: Fonte da Rambla 18h00
MENDOZA: Portões do Parque 12h00
USHUAIA: Sinal de Ushuaia às 17h00 e mobilização para o porto às 17h30min.
Resto do mundo: Noruega, Espanha, Holanda, Indonésia, Venezuela, Colômbia, México, Equador, México, Brasil, Bolívia e Panamá.
“Junte-se de onde você estiver para fazer parte da defesa do mar, para gritar bem alto que: O Mar não se vende, se defende!”, concluíram as assembleias ambientais.
Fonte: https://www.anred.org/2023/09/30/nuevo-atlanticazo-por-un-mar-libre-de-petroleras
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
velho caminho
sol estende seu tapete de luz
passos de passarinho
Alonso Alvarez
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!