Cidade devastada por bombas busca inspiração na memória do anarquista ucraniano

Em Huliaipole, perto da linha de frente da contraofensiva, uma estátua do lutador pela liberdade Nestor Makhno é um emblema de desafio duramente conquistado

Por Colin Freeman | 04/10/2023

Em um concurso com uma concorrência acirrada, a cidade de Huliaipole tem a justa pretensão de ser uma das mais devastadas pela guerra na Ucrânia. Situada na linha de frente da atual contraofensiva, ela vem sendo disputada desde a primeira semana da invasão, quando as tropas russas tomaram seus arredores e depois foram empurradas para trás.

Atualmente, resta apenas um décimo de sua população de 12.000 habitantes, e a maioria de seus edifícios está em ruínas devido aos constantes bombardeios. No entanto, para os residentes que continuam resistindo, um marco inspirador ainda permanece em meio aos destroços.

Na praça principal de Huliaipole, devastada por bombas, há uma estátua de Nestor Makhno, um anarquista, revolucionário e lutador pela liberdade, que se tornou um símbolo da luta pela independência da Ucrânia.

Nascido em uma família de camponeses locais, Makhno travou uma guerra aqui na virada do século passado, quando a Ucrânia foi mais uma vez cobiçada por potências estrangeiras. Como líder do Exército Revolucionário Insurgente da Ucrânia, ele enfrentou todos os adversários – os alemães, os czaristas e, por fim, os bolcheviques de Moscou.

“Desde o início da guerra, não temos eletricidade ou água, e temos sido bombardeados quase todos os dias, mas o espírito de Makhno nos incentiva a continuar”, disse Sergei Derevyanko, 39 anos, um mecânico local que ajuda a administrar o centro de ajuda voluntária de Huliaipole. “Muitas pessoas nesta cidade o veem como um herói – lembro-me de minha avó me contando tudo sobre ele.”

Memórias do “movimento Makhno”

Desde o início da guerra, os defensores de Huliaipole empilharam sacos de areia ao redor da estátua de Makhno e o vestiram com uma camisa tradicional ucraniana. Em reconhecimento ao sangue derramado pela cidade, um torniquete preto foi enrolado em seu braço esquerdo.

Uma bandeira ucraniana com sua imagem também está pendurada no centro de ajuda do Sr. Derevyanko em um bunker subterrâneo, onde voluntários distribuem mantimentos e bebidas quentes gratuitamente.

Esse é o tipo de espírito comunitário que Makhno provavelmente aprovaria. Como parte de sua visão anarquista, ele criou o “movimento Makhno”, um sistema de cooperativas igualitárias e autônomas que se espalhou pela região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.

Como uma figura no estilo Robin Hood, sua cruzada pela justiça social contra o latifúndio feudal fez com que ele se aliasse brevemente aos bolcheviques. Mas sua visão mais libertária logo entrou em conflito com a construção do império pelos bolcheviques e, mais tarde, a propaganda soviética o retratou como um corruptor bêbado dos ideais revolucionários. “Durante o período soviético, não havia nada sobre ele aqui”, disse Olha Vasilchenkov, 53 anos, outra voluntária.

Foi somente após a queda do comunismo que sua estátua foi erguida em Huliaipole, que também começou a realizar um festival anual em sua homenagem que atraía anarquistas de todo o mundo. Esse festival também foi cancelado há vários anos devido a problemas com o consumo de drogas, disse o Sr. Derevyanko.

A guerra, no entanto, incentivou os habitantes locais a abraçar novamente seu espírito, com unidades de defesa voluntárias que se autodenominam “Arco de Makhno” em sua homenagem. Assim como as tropas ucranianas criaram tanques improvisados a partir de caminhonetes montadas com lançadores de foguetes, Makhno também foi um pioneiro das armas de bricolagem. Do lado de fora do museu de Huliaipole, há um modelo de “tachanka” – uma carroça puxada por cavalos montada com uma metralhadora pesada, cuja invenção é atribuída a ele.

Makhno, que morreu no exílio em Paris após a derrota para os bolcheviques, não deixou um legado imaculado, de acordo com a escritora ucraniana Tetynana Ogarkova. Por um lado, ele personifica um espírito de amor à liberdade que os ucranianos afirmam que os distingue dos russos de mentalidade autoritária. Por outro lado, seu desdém por todo governo centralizado simboliza as lutas modernas do país contra a “volnitsa” ou desordem.

Sua reformulação como uma figura de proa do nacionalismo ucraniano causou preocupação entre seus seguidores internacionais, que dizem que, como um verdadeiro anarquista, Makhno não defendia nenhuma fronteira.

Entretanto, com as bombas russas ainda caindo sobre Huliaipole todos os dias, essa é uma discussão principalmente para os puristas no exterior.

“À sua maneira, todos podem fazer parte do Exército Makhno, até mesmo alguém como eu, que é voluntário e não soldado”, disse o Sr. Derevyanko. “E quando a guerra acabar, vamos retomar o festival Makhno”.

Fonte: https://www.telegraph.co.uk/world-news/2023/10/04/huliaipole-nestor-makhno-ukrainian-anarchist-russia-war/

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

piar de lugre
nos soutos crepusculares
insondável mansidão

Rogério Martins