[EUA] Esse anarquista negro bissexual escapou da prisão duas vezes em nome da revolução radical

Kuwasi Balagoon era um anarquista da Nova África que via os negros americanos como uma “nação subjugada” que merecia resistir às condições que lhes eram impostas.

Por Prince Shakur | 19/10/2023

Em 2 de novembro de 1979, um grupo de três pessoas chegou à Clinton Correctional Facility for Women em Dannemore, Nova York, entre uma e quatro da tarde. Suas identidades foram verificadas em uma escola estadual próxima para que pudessem visitar uma detenta em South Hall, uma ala de segurança máxima da prisão.

Durante a viagem a South Hall, sancionada pelos guardas, os três visitantes assumiram o controle da van da prisão que os transportava até a unidade. Em um artigo do New York Times de 3 de novembro de 1979, o capitão Gordon Hector, da polícia estadual, revelou: “Eles entraram com armas apontadas para a cabeça dos guardas. Eles conseguiram derrubar o guarda dentro da unidade”.

Kuwasi Balagoon, um anarquista bissexual da Nova África e membro do Exército de Libertação Negra, supostamente estava entre esses três visitantes, que estavam lá para ajudar na fuga da prisioneira Assata Shakur, a suposta “mãe” do Exército de Libertação Negra (BLA). Os revolucionários que a ajudaram a fugir eram um subgrupo do BLA conhecido como “A Família”, radicais comprometidos com a vida clandestina, a tática de guerrilha e os assaltos a bancos para fortalecer sua causa de libertação dos negros. Seu plano de fuga para Assata Shakur foi bem-sucedido.

Enquanto vivemos outro período de violência crescente contra pessoas negras e LGBTQ+ – seja o recente assassinato da dançarina gay O’Shae Sibley em Nova York, o assassinato da mulher trans negra de Atlanta, Ashley Burton, ou a onda crescente de legislação anti-LGBTQ+ em todos os Estados Unidos – o legado de Balagoon continua vivo por meio dos muitos anarquistas negros e queer que ainda lutam hoje.

Por exemplo, a Black & Pink, uma organização criada em 2005 para abolir o sistema prisional e mitigar seus efeitos sobre as pessoas LGBTQ+ e as que vivem com HIV/AIDS, homenageia a comunidade com o Prêmio Kuwasi Balagoon. O prêmio foi criado para “homenagear pessoas comuns que vivem com HIV/AIDS”.

Para os revolucionários mais próximos a ele, Balagoon representava muitas coisas. Para Sekou Odinga (conforme citado em A Soldier’s Story: Revolutionary Writings by Kuwasi Balagoon), Balagoon era uma “contradição” viva da melhor maneira possível – um guerreiro ferrenho do Partido dos Panteras Negras e do BLA que também adorava ajudar crianças e idosos.

Tornando-se um radical negro e queer

Kuwasi Balagoon nasceu Donald Weems em 22 de dezembro de 1946. Durante sua criação em Maryland, Balagoon foi radicalizado pelo movimento pelos direitos civis de Cambridge no início dos anos 1960, bem como pela fuga de seu tio da prisão após ser acusado de agressão sexual. Enquanto servia no Exército dos EUA, Balagoon passou a fazer parte de um grupo antirracista radical, o Da Legislators, e aprendeu mais sobre o afrocentrismo enquanto viajava por Londres.

“Enquanto estava em uma esquina em uma manhã, fazendo rap para alguns irmãos das Índias Ocidentais, da África, da Ásia e da América do Sul, ocorreu-me”, escreveu Balagoon em sua autobiografia, Look For Me In The Whirlwind, “como se através do fluxo e da substância da conversa e de seus maneirismos, fôssemos realmente irmãos. Entre eles e as belas irmãs negras, eu estava em casa.”

Balagoon tornou-se um membro comprometido da seção de Nova York do Partido dos Panteras Negras em 1968 e, dentro de um ano, seria preso junto com outros 20 Panteras Negras (o grupo ficou conhecido como Panteras 21) por acusações de conspiração relacionadas a supostos assassinatos planejados de policiais e bombardeios de delegacias de polícia, bem como de outros edifícios na cidade de Nova York. As acusações contra todas as 21 pessoas acabaram sendo retiradas. Embora tenha sido absolvido, Balagoon se declararia culpado em um outro caso, de roubo a banco em Nova Jersey. Enquanto ele estava preso, a tensão entre as filiais das costas leste e oeste do Partido dos Panteras Negras aumentou, o que acabou levando os membros expulsos do Partido dos Panteras Negras a criar o Exército de Libertação Negra em 1970.

Tudo isso levou Balagoon a estudar anarquistas como Emma Goldman enquanto estava preso e a escapar da prisão em setembro de 1973. Apenas um ano depois, Balagoon estava de volta à prisão por uma tentativa fracassada de ajudar outro membro do BLA a fugir. Após mais quatro anos de encarceramento na Prisão Estadual de Rahway, em Nova Jersey, Balagoon escapou novamente, consolidando seu status como “o Maroon”.

Novo anarquismo afrikano e afrocentrismo

Uma das formas pelas quais Balagoon era mais admirado era seu ardente compromisso com a política de guerrilha, em parte decorrente de sua afinidade com o anarquista italiano Errico Malatesta, que buscou o exílio político várias vezes em sua vida e escapou da prisão italiana em 1899. Em um nível básico, Balagoon apreciava a lógica de Malatesta de uma vida revolucionária que “consiste mais em ações do que em palavras”.

Como outros anarquistas da Nova África, Balagoon acreditava em um tipo de nacionalismo afrocêntrico que via os negros americanos como uma “nação subjugada” dentro dos Estados Unidos da América que merecia resistir às condições racistas e econômicas impostas a eles.

Em julho de 1983, Balagoon falou sobre sua prática política enquanto estava sendo julgado pela acusação de tentativa de roubo de um caminhão blindado da Brinks em 1981, que resultou na morte de dois policiais e um segurança:

Afirmamos que os EUA não têm o direito de confinar o povo nova-africano em reservas com linhas vermelhas e que temos o direito de viver em nossos próprios termos em uma área de terra comum e de nos governar…

Apagamento LGBTQ+

Em 16 de dezembro de 1986, Kuwasi Balagoon faleceu aos 39 anos de idade de complicações relacionadas à AIDS após quatro anos de prisão por roubo e assassinato. Muitos dos obituários escritos sobre Balagoon pelos grupos com os quais ele estava envolvido omitem sua sexualidade e a causa de sua morte; uma consequência do apagamento LGBTQ+ que veio com a negação da corrente dominante do impacto da crise da AIDS sobre as comunidades pobres, negras e LGBTQ+, todas as quais Balagoon personificava.

Hoje, o legado de Balagoon continua vivo. Em 2005, o Malcolm X Grassroots Movement dedicou sua celebração do Agosto Negro a Kuwasi Balagoon. Desde 2014, a Cooperation Jackson, um coletivo de cooperativas revolucionárias, opera em Jackson, Mississippi, até mesmo ajudando na eleição de 2017 de Chokwe Antar Lumumba, um anarquista da Nova África, como o novo prefeito da cidade. A base da cooperativa é conhecida como The Balagoon Center.

A Balagoon continua a servir como um farol para os revolucionários negros queer que lutam hoje.

Fonte: https://www.lgbtqnation.com/2023/10/this-bisexual-black-anarchist-escaped-from-prison-twice-in-the-name-of-radical-revolution/

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/09/10/eua-cooperativa-jackson-e-o-centro-kuwasi-balagoon-de-democracia-economica-e-desenvolvimento-sustentavel/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/29/eua-a-verdadeira-historia-dos-anarquistas-negros/

agência de notícias anarquistas-ana

Caneta gira
ao reflexo do sol
gira gira girassol

Lucas Eduardo