As manifestações antifascistas aconteceram em N. Heraklion, N. Ionia e Pefkakia com grande massividade em três frentes, apesar da proibição emitida há poucos dias pelas autoridades e do provocativo cerco-repressão policial das manifestações. Dezenas de sindicatos, coletivos anarquistas e organizações políticas apoiaram o chamado, enviando uma mensagem retumbante aos fascistas de que não cabem no bairro histórico de N. Heraklion e em mais nenhum outro lugar. Concentrações e marchas antifascistas paralelas ocorreram simultaneamente em N. Heraklion, N. Ionia e Pefkakia.
O mundo do movimento antifascista mostra na prática que não é dissuadido pelos ataques assassinos da polícia, como a da antifascista de 16 anos no sábado, nem pela tentativa de reaparecimento de esquadrões de assalto neonazistas.
Desde o início, a polícia tentou de todas as maneiras impedir que as pré-concentrações chegassem à N. Heraklion vindos de Pefkakia, cercando os manifestantes em Pefkakia. A reunião em N. Heraklion também foi particularmente militante. Atitude agressiva da polícia que inicialmente pediu verbalmente aos reunidos para se dispersarem, enquanto posteriormente os polícias disseram que se as pessoas retirassem as faixas poderiam permitir a manifestação! As chegadas foram feitas nas estações Irini e N. Ionia. A juventude militante e a mobilização trabalhista não permitiram que os fascistas se reunissem no seu “monumento” e realizassem uma festa de ódio.
No momento em que centenas de agentes da polícia foram mobilizados (mais de 3 mil no total!) contra os manifestantes antifascistas, cerca de 40 neonazistas apareceram organizados e imperturbados nas estações de metrô de Thisio e Monastiraki, acendendo bombas de fumaça, ameaçando e espalhando cartazes de uma organização fascista. Houve relatos de emboscadas fascistas com porretes e barras de metal e feridos. Fascistas usando capacetes e segurando galões de combustível invadiram um vagão de trem e causaram danos, aterrorizando os passageiros.
Na noite de terça-feira, 21 membros da organização neofascista italiana Casa Pound, que tinham vindo à Grécia para participar na festa fascista “pan-europeia” em N. Heraklion, foram detidos no aeroporto “Eleftherios Venizelos”.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
na noite, o vento
vindo cheiroso de ver
madressilvas.
Alaor Chaves
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!