[Grécia] Morte ao fascismo, ao Estado e ao capitalismo

  • Não esquecemos o assassinato dos antifascistas Pavlos Fyssa, Shahjat Lukman, Petrit Zifle, Shiraz Saftar.
  • Não esquecemos as centenas de ataques homicidas paraestatais contra refugiados e imigrantes. Nem os milhares de afogamentos, os retrocessos, os assassinatos na fronteira, o internamento em campos de concentração e a operação do seu extermínio pelos aparelhos de Estado.
  • Não esquecemos as dezenas de ataques neonazistas descarados contra ocupas, espaços autogovernados e ativistas anarquistas, esquerdistas e antifascistas.
  • Não esquecemos as balas, as torturas e os espancamentos dos assassinos uniformizados da democracia nos blocos anarquistas, nas manifestações, nas greves e nos bairros.

Estamos a viver um período de ataque do Estado falido e do sistema capitalista, uma condição de total degradação da vida e da dignidade humanas, demonstrando a natureza criminosa de um sistema que constantemente encontra novas formas de explorar, empobrecer e matar os pobres, os fracos e os excluídos. Quer seja o afogamento em massa de imigrantes no crime de Pylos, ou os incêndios que todos os anos queimam enormes áreas, destruindo florestas, campos, casas e matando pessoas e animais, ou as inundações que devastam aldeias inteiras, ou é novamente a morte de dezenas de pessoas em trens mal conservados… O Estado e o capital mostram todos os dias sua face criminosa da maneira mais óbvia.

Um sistema que produz mais problemas do que pode resolver com as suas crises múltiplas e simultâneas e as suas contradições inerentes que o levam a becos sem saída; e são as condições de privação e empobrecimento impostas pelo Estado e pelos patrões, simultaneamente com o cultivo do racismo, do nacionalismo, da intolerância e da individualização promovidas através do discurso dominante, dos seus expoentes políticos e dos seus porta-vozes midiáticos que conduzem ao conservadorismo da base social e visam a dissolução de quaisquer laços coletivos, sociais e de classe; e é a irracionalidade do mesmo sistema que serviu de base para o desenvolvimento de narrativas de conspiração e para que as saudações neonazistas e as ilusões da extrema direita renascessem ao lado delas. E dentro disto, os grupos fascistas encontraram novamente espaço para reaparecer na esfera pública e espalhar o seu veneno fascista.

O fascismo aparece sob muitas formas diferentes, por vezes sob a forma de tropas de assalto que atacam militantes, estruturas de luta e imigrantes, por vezes sob a forma da irracionalidade, intimamente ligada ao estado profundo e ao obscurantismo da Igreja, e por vezes sob a forma de ternos bem passados e caros das cadeiras parlamentares. E isto deveria chamar a nossa atenção, pois o fascismo não terminou com a condenação do Aurora Dourada a três anos, mas encontra novas formas de aparecer através da ajuda estatal. O movimento antifascista deve permanecer vigilante baseado no velho slogan anarquista “Esmagar os Fascistas”. É necessário expandir e consolidar a intervenção do movimento anarquista-antifascista nos bairros das cidades e do campo, diariamente em todos as áreas (locais de trabalho, escolas, universidades…), para responder e eliminar os intolerantes e percepções racistas que lhes dão origem.

Face aos contínuos crimes do Estado contra os plebeus e a natureza, os milhares de refugiados e migrantes mortos nas fronteiras terrestres e aquáticas da Fortaleza Europa, os assassinatos a sangue frio de ciganos pela polícia de choque da república e os contínuos ataques repressivos contra as lutas anarquistas, de ocupações e resistências sociais e de classe ao ressurgimento de gangues fascistas, neonazistas, assassinas e da propaganda dominante, que promove o racismo, o nacionalismo e a intolerância e gera crimes canibais, defendemos a solidariedade social e a ajuda mútua entre os oprimidos.

Promovemos a organização de base, a humanidade, a solidariedade social de classe/internacionalista, os valores intemporais da anarquia e do comunismo libertário, por um mundo de igualdade, justiça e liberdade.

MANIFESTAÇÃO ANTIESTADO-ANTIFASCISTA-ANTIREPRESSÃO

QUARTA-FEIRA, 1º DE NOVEMBRO, AVENIDA HERAKLION 420, 16h.

Organização Política Anarquista | Federação de Coletivos

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/31/grecia-contra-o-apelo-pan-europeu-dos-fascistas-1o-de-novembro-todos-nas-ruas-de-n-heraklion/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/31/grecia-1o-de-novembro-dia-antifascista-todos-nas-ruas-de-n-heraklion/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/27/grecia-quarta-feira-1o-de-novembro-de-2023-o-coracao-do-antifascismo-bate-em-atenas/

agência de notícias anarquistas-ana

minhas mãos te olham
estranha fotografia
onde meus olhos te tocam

Lisa Carducci