[Portugal] Pirataria Pedagógica e a arte de navegar: conversas sobre educação, anarquia e cultura política

Pirataria Pedagógica e a arte de navegar / Conversas sobre educação, anarquia e cultura política / Com Fernando Bomfim Mariana (prof. e investigador da Univ. de Brasília)

2 de Fevereiro (sexta-feira)

20h00 Jantar

20h30 Roda de conversa

“Para navegar nos mares da educação precisamos de recuperar os nossos mecanismos para atravessar o infinito. Se a educação aqui é entendida como as águas infinitas de um mar aberto, a cultura política anti-capitalista é a nossa bússola por caminhos inóspitos e impensáveis.

Desprovido de bandeiras nacionais, o nosso navio segue sem fronteiras, e as únicas bandeiras que poderemos levantar serão as da nova pirataria insurgente contra as relações de trabalho alienadas e contra as hierarquias sociais – apelando a uma outra forma de estar entre os humanos e todas as formas de vida neste planeta. E noutros.

A pirataria pedagógica luta para afundar os navios de guerra dos Estados e das corporações financeiras – assim como os seus princípios autoritários que aprisionam a condição humana sob a forma de “cidadãos-consumidores”. Uma navegabilidade que tenta aproximar-se da arte de viver e, por isso, oferece nuances de alquimia entre a arte e o mar.

Para além de partir ao assalto de utopias renovadas e proclamar a arte de viver, tal pirataria pedagógica segue outro código fundamental: a coragem de lutar contra os dispositivos escolares que nos oprimem, nos domesticam, nos uniformizam e massacram os nossos pensamentos livres.”

* Excerto da apresentação de Pedagogical piracy and the art of sailing: writings on education and political culture de Fernando Bomfim Mariana (Brasília: Universidade de Brasília, 2023)

culturalibertaria.blogspot.com

agência de notícias anarquistas-ana

folhas escuras
tremem na brisa
à contra-lua

Rogério Martins