[Espanha] Desde terras vallekanas temos o prazer de nos apresentar como um novo coletivo libertário

Estamos começando a caminhar, dando pequenos passos, depois de um ano de formação interna, com muitas ilusões e desejo de continuar na brecha.

ATENEU LIBERTÁRIO LA GARRA

A história nos ensina que é abaixo, nos bairros e nas ruas, onde surgem e crescem resistências e solidariedades. Ao longo dos séculos XIX e XX, junto a outras formas de contrapoder, o papel dos ateneus libertários foi essencial para o desenvolvimento de diversas e potentes lutas que desencadearam movimentos radicalmente transformadores, fosse no começo dos movimentos de trabalhadores organizados do final do século XIX, nos anos da república, ou na autonomia e na contracultura dos anos 70.

Com essas e outras referências em nossas cabeças, nós, um grupo de pessoas do bairro começamos a nos reunir e após muito escutar, falar, conspirar, sonhar e compartilhar desejos… imaginamos um lugar em Vallekas onde possamos nos encontrar e nos organizarmos com outras pessoas e coletivos.

Estamos empenhadas em construir um ateneu libertário em nosso bairro, um lugar desde o qual possamos contribuir com as lutas por outro futuro possível, por fora e contra a mercantilização da vida. Um espaço de referência para movimentos sociais cujas práticas políticas estejam baseadas no assembleísmo, na horizontalidade, no apoio mútuo, e na autonomia, com o fim de gerar fortalezas e dissidências desde baixo e impulsionando juntas.

Após quase um ano de assembleias e debates decidimos começar. Sem pressa. Dando pequenos passos. Temos muitas ideias na cabeça, muitos projetos, atividades, propostas, eventos… E queremos lançar ao bairro, ao nosso entorno cotidiano, com a ideia de tornar participante quem queira fazer convergir entusiasmo e tesão.

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

silenciosamente
uma aragem enfuna
as cortinas enluaradas

Rogério Martins