[Tailândia] Uma birra por causa de um templo: pixo anarquista leva a 8 meses de prisão

Ano passado, um homem pixou um símbolo anarquista e o número 112 (em referência à lei de lesa-majestade) no muro do Templo do Buda de Esmeralda, parte do Grande Palácio. Ele foi condenado a oito meses ininterruptos de prisão.

O acusado de 26 anos de idade, Suttawee Soikham, pagou fiança e está apelando a decisão da corte criminal.

Originário de Khon Kaen, ele foi visto por dois policiais no dia 28 de março do ano passado pixando o símbolo anarquista e o número 112 no muro externo do templo, que faz parte do Grande Palácio no distrito Phra Nakhon, de Bangkok. O número simboliza a seção 112 do código criminal, também conhecido como a lei de lesa-majestade.

Depois do ato, ele foi imediatamente preso e levado para questionamentos à divisão 6 da Polícia Metropolitana.

Na manhã do dia 4 de julho, Suttawee, acompanhado de um advogado, chegou à corte para ouvir o veredito. Dois amigos que enfrentaram as mesmas acusações estavam presentes para oferecer apoio moral.

Suttawee foi considerado culpado de violação da Lei de Monumentos Antigos, Objetos Antigos, e Museu Nacional, bem como da Lei de Asseamento. Ele foi inicialmente condenado a um ano de prisão, mas a corte reduziu a pena em um terço para oito meses devido à sua confissão.

Ainda há casos em consideração referentes a dois fotógrafos jornalistas freelancer que estavam na cena durante o ato de vandalismo e tiraram fotos do incidente. A Polícia Real Tailandesa publicou formalmente as acusações contra eles no dia 13 de fevereiro deste ano, a despeito do fato de alegadamente não terem participado dos crimes.

O fotógrafo jornalista freelancer Nattaphon Phanphongsanon afirmou depois de sua prisão que ele e Nuttaphol Meksobhon, um repórter para um site de notícias, estavam apenas fazendo seus trabalhos e não tiveram qualquer outro envolvimento.

Contudo, policiais afirmam terem visto gravações de câmeras de segurança nas quais os dois jornalistas e o artista planejaram a pixação. Contudo, não há áudio, e assim não fica claro o que as pessoas no vídeo poderiam estar discutindo, como reportou o Bangkok Post.

Fonte: https://thethaiger.com/news/national/man-sentenced-eight-months-for-anarchist-grand-palace-vandalism

Tradução > anarcademia

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/02/16/tailandia-jornalistas-tailandeses-sao-presos-por-cobertura-jornalistica-de-pichacao-anarquista-em-templo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/04/04/tailandia-ativista-e-preso-por-pintar-slogans-antimonarquia-no-palacio-da-familia-real/

agência de notícias anarquistas-ana

Caminha a folha
morta,
pálio sobre formigas.

Yeda Prates Bernis