
Ano passado, um homem pixou um símbolo anarquista e o número 112 (em referência à lei de lesa-majestade) no muro do Templo do Buda de Esmeralda, parte do Grande Palácio. Ele foi condenado a oito meses ininterruptos de prisão.
O acusado de 26 anos de idade, Suttawee Soikham, pagou fiança e está apelando a decisão da corte criminal.
Originário de Khon Kaen, ele foi visto por dois policiais no dia 28 de março do ano passado pixando o símbolo anarquista e o número 112 no muro externo do templo, que faz parte do Grande Palácio no distrito Phra Nakhon, de Bangkok. O número simboliza a seção 112 do código criminal, também conhecido como a lei de lesa-majestade.
Depois do ato, ele foi imediatamente preso e levado para questionamentos à divisão 6 da Polícia Metropolitana.
Na manhã do dia 4 de julho, Suttawee, acompanhado de um advogado, chegou à corte para ouvir o veredito. Dois amigos que enfrentaram as mesmas acusações estavam presentes para oferecer apoio moral.
Suttawee foi considerado culpado de violação da Lei de Monumentos Antigos, Objetos Antigos, e Museu Nacional, bem como da Lei de Asseamento. Ele foi inicialmente condenado a um ano de prisão, mas a corte reduziu a pena em um terço para oito meses devido à sua confissão.
Ainda há casos em consideração referentes a dois fotógrafos jornalistas freelancer que estavam na cena durante o ato de vandalismo e tiraram fotos do incidente. A Polícia Real Tailandesa publicou formalmente as acusações contra eles no dia 13 de fevereiro deste ano, a despeito do fato de alegadamente não terem participado dos crimes.
O fotógrafo jornalista freelancer Nattaphon Phanphongsanon afirmou depois de sua prisão que ele e Nuttaphol Meksobhon, um repórter para um site de notícias, estavam apenas fazendo seus trabalhos e não tiveram qualquer outro envolvimento.
Contudo, policiais afirmam terem visto gravações de câmeras de segurança nas quais os dois jornalistas e o artista planejaram a pixação. Contudo, não há áudio, e assim não fica claro o que as pessoas no vídeo poderiam estar discutindo, como reportou o Bangkok Post.
Fonte: https://thethaiger.com/news/national/man-sentenced-eight-months-for-anarchist-grand-palace-vandalism
Tradução > anarcademia
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Caminha a folha
morta,
pálio sobre formigas.
Yeda Prates Bernis
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!