[Tailândia] Jornalistas tailandeses são presos por cobertura jornalística de pichação anarquista em templo

Dois jornalistas tailandeses foram presos por causa da reportagem sobre um ativista que pintou com spray um símbolo anarquista e um símbolo crítico das leis de “lese majeste” na parede de um templo de Bangkok há quase um ano, disseram a polícia e seus advogados na terça-feira (13/02).

Nattaphol Meksobhon, repórter de um meio de comunicação on-line independente, Prachatai, e o fotógrafo freelancer Nattaphon Phanphongsanon foram presos na segunda-feira.

Os dois foram acusados de serem cúmplices de danos a um local histórico e de vandalismo público, disse o Thai Lawyers for Human Rights, que está representando os homens.

As alegações decorrem da cobertura jornalística, em março passado, de um ativista que pintou com spray um símbolo anarquista e o número 112 com um golpe na parede do Templo do Buda de Esmeralda, localizado no complexo do Grande Palácio em Bangkok.

O número 112 é uma referência à lei de “lese majeste”, que protege o palácio de críticas e prevê uma pena máxima de prisão de até 15 anos para cada insulto real percebido, uma punição amplamente condenada por grupos internacionais de direitos humanos como extrema.

O incidente da pichação foi capturado em vídeo e amplamente divulgado pela mídia.

O editor de notícias do Prachatai, Tewarit Maneechai, disse que os dois jornalistas foram cobrir a história sem saber de antemão que o ativista iria pichar a parede do templo.

“Eles estavam cobrindo a notícia como jornalistas”, disse Tewarit.

O tenente-coronel da polícia Phawat Wattasupat, superintendente adjunto da delegacia de polícia de Phra Ratchawang, disse à Reuters que a polícia tinha informações suficientes para apoiar suas prisões.

Tewarit disse que seus colegas não estavam cientes das acusações antes de serem presos, embora o mandado tenha sido emitido em maio passado.

“Suas prisões geraram medo quanto à cobertura jornalística de questões delicadas”, disse ele.

O primeiro-ministro Srettha Thavisin disse na terça-feira que o governo é “justo” com relação à liberdade de imprensa e afirmou que cabe à polícia decidir o que é apropriado.

“Tudo depende da lei, não há assédio”, disse ele.

O tribunal aprovou a fiança de 35.000 baht (US$ 980) para os dois repórteres depois que eles foram detidos durante a noite, disseram seus advogados.

(US$ 1 = 35,71 baht)

Fonte: https://www.reuters.com/world/asia-pacific/thai-journalists-arrested-news-coverage-anarchist-graffiti-temple-2024-02-13/

Tradução > Contrafatual

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/04/04/tailandia-ativista-e-preso-por-pintar-slogans-antimonarquia-no-palacio-da-familia-real/

agência de notícias anarquistas-ana

Se afasta a lanterna
Sumindo na escuridão —
O canto do cuco.

Shiki