Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Março / 19 / [Grécia] Acta et Verba: Nova ocupação de casa em Ioánnina

[Grécia] Acta et Verba: Nova ocupação de casa em Ioánnina

By A.N.A. on 19 de Março de 2015

grecia-acta-et-verba-nova-ocupac-1

Segue o comunicado da nova ocupação de casa “Acta et Verba” em Ioánnina, publicado no sítio mpalothia.wordpress.com.

Somos trabalhadores, uma pequena parte desse conjunto de pessoas que são repetidamente golpeadas, em todos os aspectos de sua vida, por uma questão crescente de necessidade de lucro dos patrões. Hoje, 7 de março, ocupamos uma casa abandonada na rua Κuremenu, 5. A nossa decisão constitui ao mesmo tempo uma necessidade e um desejo. Necessidade de um teto, contra a corrente contínua de hipotecas e os aluguéis, e o desejo de criar cada vez mais núcleos politicamente ativos no tecido social da cidade de Ioánnina.

Nosso objetivo não é convertermo-nos em proprietários. Pelo contrário, somos resolutamente contra a instituição da propriedade, a origem do roubo, propomos a utilização de casas vazias sem a intermediação do Estado ou dos amos locais.

Não esperávamos que nos fosse dada nenhuma esperança, nem vamos mendigar subsídios de aluguel. Os banqueiros continuam se preparando para realizar uma expropriação massiva de primeiras casas; os aluguéis e as faturas continuam abocanhando pelo menos a metade do salário básico e as casas vazias permanecem abandonadas à sua sorte, convertidas em ruínas. Contra todos aqueles que aspiram a tornarem-se reguladores do capitalismo grego e gestores do Estado, a ação política da ocupação supõe a descomercialização da residência, a liberação do tempo e da energia dos trabalhadores e das trabalhadoras, e a construção de relações de solidariedade entre as pessoas que optaram por viver juntas, assim como dentro do próprio bairro, que é o escopo de nossas ideias e práticas.

A auto-organização das lutas, a autogestão das nossas necessidades, a cotidianidade ininterruptamente oposta aos ditames da Autoridade, não são palavras bonitas escritas no papel, mas que se convertem em ação quando tomamos a vida em nossas próprias mãos, quando nós mesmos vamos resolver nossos problemas e quando esse processo se converte em uma arma nas mãos de todos aqueles que lutam.

Não nos preocupa se estás inteirado ou não, nós ocuparemos tudo.

Αcta et Verba, Οcupação de casa, c / Kuremenu 5, Ioánnina (Grécia)

O texto em grego:

https://mpalothia.wordpress.com

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/acta-et-verba-nueva-ocupacion-de-vivienda-en-ioannina/

agência de notícias anarquistas-ana

Árvore morta
no galho seco
uma orquídea

Alexandre Brito

Posted in Espaços Autônomos, Mundo | Tagged Acta et Verba, Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Henrique em Libertários Negros: Os Irmãos Fettermann12 de Maio de 2026

    História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.

  2. Henrique em [Alemanha] Milhares de jovens saem às ruas para protestar contra o serviço militar obrigatório12 de Maio de 2026

    Enquanto isso no Brasil...

  3. Henrique em [Porto Alegre-RS] Ajude o Esp(a)ço a manter suas portas abertas! 12 de Maio de 2026

    Espaços como esse são fundamentais! Força compas. Vou contribuir!

  4. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  5. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários