Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Agosto / 06 / [São Paulo-SP] “I Ciclo de formação política pedagógica” do Cursinho Livre começa hoje

[São Paulo-SP] “I Ciclo de formação política pedagógica” do Cursinho Livre começa hoje

By A.N.A. on 6 de Agosto de 2015

sao-paulo-sp-i-ciclo-de-formacao-1

C o m u n i c a d o

O “I Ciclo de formação política pedagógica” do Cursinho Livre da Lapa começa hoje (05 de agosto), na Casa Mafalda, Rua Clélia, 1895, São Paulo (SP). Serão quatro atividades públicas, abertas à participação de todas pessoas interessadas, para discutir ideias e práticas de pedagogia libertária que servem de inspiração para o Cursinho. Nós, da Biblioteca Terra Livre, apoiamos o projeto do Cursinho e teremos o enorme prazer de participar deste ciclo!

A primeira atividade começará hoje (05/08), às 19h30 e terá como tema os Bachilleratos populares na Argentina e a Escuela Libre de Constitución, com Marina Mayumi (educadora da Escuela Libre de Constitución). A partir dos anos 2000, difundiram-se na Argentina grupos de educação popular conhecidos como “bachilleratos populares”. Um deles é a Escuela Libre de Constitución, de Buenos Aires. A Escuela é autogerida, organizada de forma horizontal e autônoma em relação ao Estado e a qualquer tipo de empresa ou terceiro setor. Marina Mayumi, que faz parte do projeto, conversará conosco sobre sua experiência na Escuela.

Iniciado neste ano de 2015, o Cursinho Livre da Lapa é um projeto que visa construir uma experiência que seja pré-universitária e não apenas pré-vestibular, que as e os estudantes ingressem na universidade de modo profundamente crítico e não somente tenha bons resultados numa prova eliminatória e elitista como o vestibular.

Mais informações sobre o evento:

https://www.facebook.com/events/1670923363127628/

Para conhecer mais sobre o Cursinho, acesse nossa página:

https://www.facebook.com/cursinholivredalapa?fref=ts

Confira o calendário do “I Ciclo de formação política pedagógica” do Cursinho Livre da Lapa:

• 05/08, às 19h30 – Bachilleratos populares na Argentina e a Escuela Libre de Constitución com Marina Mayumi (Escuela Libre de Constitución de Buenos Aires);

A partir dos anos 2000, difundiram-se na Argentina grupos de educação popular conhecidos como “bachilleratos populares”. Um deles é a Escuela Libre de Constitución, de Buenos Aires. A Escuela é autogerida, organizada de forma horizontal e autônoma em relação ao Estado e a qualquer tipo de empresa ou terceiro setor. Marina Mayumi, que faz parte do projeto, conversará conosco sobre sua experiência na Escuela.

• 11/08, às 19h30 – Escolas Modernas e educação anarquista com Rodrigo Rosa (Biblioteca Terra Livre e GPEL/USP);

A educação sempre foi um tema central para o anarquismo, tanto na teoria como na prática. Uma das experiências dos libertários no campo pedagógico foram as Escolas Modernas, fundadas em vários países no início do século XX. Rodrigo Rosa apresentará o que foram as Escolas Modernas e os princípios da educação anarquista.

• 19/08, às 19h30 – A organização docente no levante popular de Oaxaca em 2006 com João Branco ( GPEL/USP);

Em 2006, o Estado mexicano de Oaxaca se rebelou por seis meses. Em uma impressionante experiência de autogestão popular, diversos prédios públicos foram ocupados e geridos pela população. O estopim do processo foi uma greve dos professores do Estado e, durante todo o levante, os professores desempenharam um papel fundamental no processo. João Branco irá falar sobre esse processo, no qual as barricadas substituíram as salas de aula.

• 25/08, às 19h30 – Debate sobre a experiencia do Cursinho Livre da Lapa

Encerrando “I Ciclo de formação política pedagógica”, haverá um debate aberto sobre o Cursinho Livre da Lapa. Discutiremos nossa experiência no projeto bem como as perspectivas de pedagogia libertária hoje.

Biblioteca Terra Livre

bibliotecaterralivre.noblogs.org

agência de notícias anarquistas-ana

Sabiá no galho —
O vento sobe na árvore
para ver o canto

Teresa Cristina flordecaju

Compartilhe:

Posted in Geral | Tagged São Paulo-SP

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Liberto em Morreu Octavio Alberola (1928 – 2025)24 de Julho de 2025

    Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!

  2. moésio R. em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento21 de Julho de 2025

    segue a página: https://urupia.wordpress.com/

  3. Orlando Schornbaum em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento20 de Julho de 2025

    Como ter contato com a comuna?

  4. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  5. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários