Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Março / 03 / [Espanha] Nova edição: “Veganismo e Lendas M’ikmaq – as nativas feministas comem tofu” (Margaret Robinson)

[Espanha] Nova edição: “Veganismo e Lendas M’ikmaq – as nativas feministas comem tofu” (Margaret Robinson)

By A.N.A. on 3 de Março de 2016

espanha-nova-edicao-veganismo-e-lendas-mikmaq-as-1

O texto que apresentamos aqui é escrito por Margaret Robinson, ativista e investigadora feminista, vegana, bissexual, de origem nativa e que, atualmente, vive em Toronto. Os seus campos de trabalho vão desde a saúde mental e a patologização das identidades de gênero às orientações sexuais não hétero-normativas, ou até à teoria queer, a sociologia, ou as ciências políticas, passando pela teologia feminista e a influência ecofeminista das comunidades nativas pós coloniais.

No “Veganismo e lendas Mi”kmaq: as nativas feministas comem tofu” (“Veganism and Mi’kmaq legends: Feminist natives do eat tofu”), Robinson realiza uma interpretação das principais lendas do folclore Mi”kmaq, com a intenção de encontrar paralelismos que conectam a ética antiespecista com a construção moral e social Mi”kmaq da sua relação com os animais não-humanos e com a natureza. Através desta revisão, Robinson rompe com o estereótipo especista que associa o veganismo a um privilégio “primeiro mundista” de pessoas brancas, economicamente solventes e urbanas e demonstra que o veganismo não só é compatível com a cultura, tradições e identidades do povo M”ikmaq, como também é, hoje em dia, a única forma que este povo tem de conservar e fazer o seu finca pé perante as deformadas versões das suas tradições -que lhes foram devolvidas pelos genocidas colonizadores- e, por consequência, com a sua própria história e passado, passado este em continua revisão.

Para nós, este texto supõe um importante passo na configuração de uma linha histórica rupturista com a hegemonia ideológica do especismo, proeminente na cultura branca e ocidental, mas muito ausente em muitas das culturas indígenas, ou nativas que, se desenvolveram artificialmente devido a um contato forçado e tardio dos seus povos com a cultura e mitos da sociedade branca, judaico-cristã, imperialista, industrializada e patriarcal do ocidente, desde a época colonial até à contemporaneidade. Por este motivo, decidimos traduzir o texto original para castelhano e difundi-lo num formato acessível, por web e na rua.

Esperamos com isto contribuir, com um pequeno grão de areia, para o desmontar dos mitos antropocentristas e, contribuir também para o avanço da ética no sentido de uma nova posição em que sejam valorizados e tidos em consideração os interesses de todas as espécies, independentemente se têm bico, caninos, ou mandíbulas ruminantes, se correm, voam, saltam, nadam, se mugem, balam, grasnam, ou falam.

Para descarregar ou ver online:

Castelhano:

– Capa: https://distripolaris.noblogs.org/files/2016/02/Portada.pdf

– Corpo: https://distripolaris.noblogs.org/files/2016/02/Veganismo-y-Leyendas-Mikmaq.pdf

Galego:

– Capa : https://distripolaris.noblogs.org/files/2016/02/Portada-galego.pdf

– Corpo: https://distripolaris.noblogs.org/files/2016/02/Veganismo-e-lendas-Mikmaq.pdf

distripolaris.noblogs.org

Tradução > Ophelia

agência de notícias anarquistas-ana

Gotas ao chão
Tudo escurece
Solidão

Silvia Avila

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Liberto em Morreu Octavio Alberola (1928 – 2025)24 de Julho de 2025

    Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!

  2. moésio R. em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento21 de Julho de 2025

    segue a página: https://urupia.wordpress.com/

  3. Orlando Schornbaum em [Itália] 30° aniversário da ecovila Urupia, uma comuna libertária no Salento20 de Julho de 2025

    Como ter contato com a comuna?

  4. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  5. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários