Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Abril / 05 / [EUA] Livro: “Dixie Maldito – 300 Anos de Rebeliões no Sul da América”

[EUA] Livro: “Dixie Maldito – 300 Anos de Rebeliões no Sul da América”

By A.N.A. on 5 de Abril de 2016

eua-livro-dixie-maldito-300-anos-de-rebelioes-no-1

 

A p r e s e n t a ç ã o

Em 1891, quando as empresas de carvão no leste do Tennessee levaram mão de obra barata e forçada para tomar o lugar dos trabalhadores comuns, estes responderam fazendo barricadas, libertando os prisioneiros e colocando-os em trens de carga para fugirem dali.

No próximo ano, as táticas contra a exploração dos patrões incluíram colocar fogo nas companhias que os exploravam e saquear as lojas dessas companhias. Esta foi uma das maiores insurreições da história da classe trabalhadora norte-americana.

Isso aconteceu ao mesmo tempo da amplamente divulgada guerra dos trabalhadores em Homestead, na Pennsylvania [a Greve da Homestead foi uma paralisação industrial que teve início em 30 de junho de 1892, culminando em uma batalha entre os grevistas e agentes de segurança privados da empresa Pinkerton em 6 de julho de 1892 e se tornou uma das mais sérias disputas trabalhistas da história dos Estados Unidos].

E foi praticamente ignorado – até agora. O livro “Dixie Be Damned” [“Dixie Maldito”, em tradução livre. Dixie é um apelido da região Sul dos Estados Unidos, compreendendo os estados do Texas, Arkansas, Louisiana, Mississippi, Tennessee, Alabama, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Geórgia e Flórida] relembra sete similares episódios de insurreições também ignoradas no Sul dos Estados Unidos, a fim de mostrar a longa trajetória da região com as revoltas.

Contrariando as imagens que a região Sul tem como pacífica e conservadora, esta releitura apresenta a história como ela é. Não é a imagem do Sul dos Estados Unidos que muitos devem esperar, este é o Sul da rebelião, das greves e do livro “Negroes with Guns”, de Robert F. Williams, um Sul onde os despossuídos se recusam a sofrer em silêncio o seu destino.

Esta é a história das pessoas em seu melhor: revoltas de escravos, banditismo multirracial, batalhas de trabalho, rebeliões prisionais, distúrbios urbanos, e muito mais.

Neal Shirley, um dos editores, cresceu em Winston-Salem, Carolina do Norte, e agora vive em Durham, NC, onde está envolvido em várias iniciativas contra o sistema prisional e executa um pequeno projeto editorial chamado “North Carolina Piece Corps” [“Pedaços de Corpos da Carolina do Norte, em tradução livre].

Saralee Stafford, também editora da obra, nasceu na região do Piemonte, na Carolina do Norte. Seu trabalho mais recente é focado em conectar as lutas dos movimentos das ruas com organizações anarquistas que também atuem nas mesmas áreas. Ela dá aulas de gênero relacionadas à saúde em Durham, também na Carolina do Norte.

Dixie Be Damned – 300 Years of Insurrection in the American South (Dixie Maldito – 300 Anos de Rebeliões no Sul da América)

Neal Shirley (editor); Sara Lee Stafford (editor)

Editora: AK Press

Formato: Livro

Páginas: 304

Lançamento: 01 de maio de 2015

ISBN-13: 9781849352079

akpress.org

Tradução > Grazi Massonetto

agência de notícias anarquistas-ana

vadeando o rio
(de viola e sem sacola)
vadiando rio

Pedro Xisto

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged EUA

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários