A seguir comunicado da Iniciativa de Alunos do 4º Liceu (dos três últimos cursos do Ensino Médio) do bairro de Zografu, em Atenas, que será distribuído na terça-feira, 6 de dezembro de 2011, três anos após o assassinato pela polícia do adolescente Alexis Grigoropoulos e a rebelião de dezembro de 2008.
Em dezembro de 2008 estourou uma rebelião sem precedentes após o assassinato do nosso companheiro de classe Alexandros Grigoropoulos pela polícia da Democracia grega. As causas que levaram três anos atrás os jovens a saírem às ruas permanecem as mesmas, mas num contexto de crise econômica internacional e grega cada vez pior. Pobreza, desemprego, miséria, repressão estatal, racismo. No entanto, parece que a sociedade está abandonando sua atitude derrotista. Nos últimos três anos, com a intensificação da crise, a sociedade está dando uma resposta. Após uma série de greves gerais, o pico foi o movimento das praças e as duas grandes greves gerais de 48 horas. Sob esta pressão, as máscaras do sistema político burguês caíram, com a formação do governo de “unidade” e a participação neste dos fascistas e banqueiros, para conseguir roubar a nossa renda familiar de forma mais eficaz. Assim, enquanto os ministérios são dados aos nostálgicos de Hitler e de Papadopoulos¹, para nossos pais são enviados impostos, mais uma vez lhes cortam os salários, levando-os a indignação; e a nós nos cortam os sonhos, baixando o nível da Educação, na verdade nos jogando no lixo.
Estão nos roubando o futuro? Vamos convertê-los no passado! Na terça-feira, 6 de dezembro de 2011, comemoramos o dia do assassinato de Alexis, não só como um aniversário, mas como ponto de referência para futuras batalhas. Sigamos o exemplo do Occupy Wall Street, Occupy Londres, o novo levantamento da juventude no Egito e a heróica luta dos trabalhadores na “Aciaria Grega”, que já estão há um mês em greve, ocuparam a fábrica e os meios de comunicação não dizem uma palavra.
• Participação na marcha de comemoração pelas ruas do bairro de Zografu.
• Participação na manifestação principal, nos Propyleos da velha Universidade, às 11h.
• Criação de uma Rede de escolas no bairro de Zografu, por uma luta comum.
Somos suficientemente pequenos para não ter sonhos, e suficientemente grandes para ter ilusões falsas.
Se queres sonhar… Acorde!
Iniciativa de Alunos do 4º Liceu (dos três últimos cursos do Ensino Médio) de Zográfu
[1] Chefe das ditaduras dos coronéis (1967-1973).
agência de notícias anarquistas-ana
na verde colina
bem mais que o fruto me apraz
a flor pequenina
Antônio Gonçalves Hudson
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…