[Alemanha] Estado tenta bloquear grupos anarquistas universitários

A agência de segurança federal BfV foi flagrada recentemente fazendo uma intervenção bizarra na Universidade de Leipzig para exigir que o sindicato anarco-sindicalista FAU Leipzig seja proibido de realizar uma reunião introdutória durante a semana de calouros.

A universidade foi alvo durante o período de aprovação de eventos no seu semestre de inverno de 2018/19, em que grupos anarquistas estiveram envolvidos antes sem problemas.

Desta vez, porém, as “Semanas Introdutórias Críticas”, que são organizadas conjuntamente por vários grupos diferentes, incluindo FAU, Juventude Anarco-Sindicalista e Prisma Leipzig, foram mencionadas no relatório anual do BfV e, de acordo com as informações recebidas pelos alunos, o BfV fez uma visita ao reitor Beate Schücking, seguida do anúncio de uma proibição.

Os estudantes responderam confrontando os administradores da universidade, e tiveram a proibição retirada pelo vice-reitor Thomas Hofsäss, no entanto, eles temem que o precedente seja estabelecido pelas intervenções dos serviços de segurança. O organizador do evento, Frank Aurich, diz que o BfV já interferiu e advertiu que a proibição inicial “abandonou o discurso crítico livre em favor da proibição do pensamento e do debate”.

A agenda das forças de segurança do Estado presta mais atenção aos anarquistas desde a Cúpula de Hamburgo (G20), em 2017, que desequilibrou a polícia e provocou um pânico moral que tornou meios de comunicação e espaços radicais alvos de paralisações e invasões.

Fonte: https://freedomnews.org.uk/germany-state-tries-to-block-university-anarchist-groups/ 

Tradução > Abobrinha

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/07/15/alemanha-apos-cupula-do-g20-politicos-alemaes-miram-radicais-de-esquerda/

agência de notícias anarquistas-ana

velhinha na janela
todo mundo que passa
é visita pra ela

Ricardo Silvestrin