Não seja indiferente à ignorância e insensibilidade: proteste!

No último dia 23 de março, quarta-feira, a jornalista Renata Rocha reportou na 2ª edição do jornal da TV Tribuna a morte de uma fêmea de tubarão grávida da espécie Carcharias Taurus, em risco de extinção, em Mongaguá, litoral sul de São Paulo. Ela tratou o caso de forma deseducativa, desinformativa e insensível, como pilhéria, curiosidade mórbida e celebração, como alguém tivesse ganhado um troféu. Não foi nem sequer mencionado pela reportagem que aquela espécie de animal marinho está em risco de extinção. Nenhuma palavra que o animal morto estava em vias de reprodução.

Se você achou uma desfaçatez à abordagem da matéria, escreva para o editor-chefe da TV Tribuna, Eduardo Silva. Proteste! Tome partido, é o nosso silêncio que alimenta a estupidez.

Abaixo uma mensagem que foi enviada à direção da TV Tribuna, que pode servir de exemplo.

Editor-chefe da TV Tribuna, Eduardo Silva: eduardo.silva@tvtribuna.com

Moésio Rebouças


Para editores da TV Tribuna

Escrevo para protestar contra uma matéria exibida na TV Tribuna, 2ª edição, sobre uma fêmea de tubarão grávida, pertencente a uma espécie em extinção, “Carcharias Taurus”, que foi capturada e morta na manhã do dia 23, em Mongaguá.

Revoltou-me profundamente o tom que foi dado à reportagem, em que não faltaram comentários zombeteiros e pretensamente engraçados de entrevistados e da própria repórter, Renata Rocha, em flagrante desrespeito à preservação de espécies ameaçadas de extinção e chocante falta de sensibilidade, por mostrar o filhote que não nasceu ao lado da mãe morta. Muitas pessoas comentaram comigo sua própria indignação, mas não se deram o trabalho de escrever manifestando seu protesto.

Sou, e faço questão de continuar sendo, uma cidadã participativa, opinando sobre os fatos que acontecem em Santos e na Baixada Santista.

Essa matéria me surpreendeu, porque “A Tribuna” é seletiva e justa nas matérias que publica e apresenta. Envio o vídeo levado ao ar, para que não restem dúvidas:

http://www.tvtribuna.com/videos/?video=7443

Agradeço pela sua leitura.

Márcia Klein