Kanno Sugako, jornalista japonesa nascida no final do século XIX, de ideologia anarquista, escreveu a obra Reflexões a caminho da forca (“Reflexiones de camino a la horca”) como um diário dos últimos dias de sua vida, desde o momento em que foi condenada à morte até que foi conduzida à forca. Na mesma medita sobre seu compromisso político, analisa as circunstâncias de seus companheiros de luta e percorre algumas das passagens mais destacadas de sua curta mas comprometida existência. Redige com franqueza e de maneira direta, sem nenhuma intenção de justificar-se (segundo ela mesma reconhece), Reflexões a caminho da forca constitui um documento de excepcional valor histórico, pois recupera um período do movimento anarquista do Japão pouco conhecido no mundo ocidental.
Reflexiones de camino a la horca
Kanno Sugako
Estel Negre 06, 62 p., 2019 | 5 Euros
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sol de inverno —
um resto de névoa paira
sobre o rochedo
Antônio Gonçalves Hudson
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…