
Democracia é o ideal político mais universal de nossos dias: George Bush o usou para justificar a invasão do Iraque; Dilma Rousseff parabenizou as pessoas que tomaram às ruas em 2013 por se manifestarem “democraticamente”; o movimento Occupy Wall Street alegou praticar a democracia em sua forma mais pura. Da República Popular Democrática da Coreia do Norte até a região autônoma de Rojava, praticamente todo governo e movimento popular diz ser democrático.
E, no entanto, foi a democracia que levou tanto Donald Trump como Jair Bolsonaro ao poder. Isso para não mencionar Adolf Hitler e o partido Nazista.
Impelidos por nossas experiências em movimentos sociais, retornamos essas questões. Nossa conclusão é que os dramáticos desequilíbrios nos poderes políticos e econômicos que levaram as pessoas às desde a Primavera Árabe não são defeitos incidentais em democracias específicas, mas características estruturais que datam das próprias origens da democracia; elas aparecem em praticamente todo exemplo de governo democrático da história. A democracia representativa preservou todo o aparato burocrático que foi originalmente inventado para servir aos reis; a democracia direta tende a recriá-los em escalas menores, mesmo fora das estruturas formais do estado. Democracia não é o mesmo que auto-determinação.
Mas que é democracia precisamente? Como podemos nos defender contra tiranos democraticamente eleitos? Existe uma diferença entre governo e autodeterminação? Existem outras maneiras de descrever o que estamos fazendo juntos quando tomamos decisões? Com base em Da Democracia à Liberdade, o último livro da CrimethInc., vamos explorar essas questões e muito mais.
>> Assista o vídeo (21:21) aqui:
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
no mesmo banco
dois velhos silenciam
no parque deserto
Carol Lebel
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?