“Após quarenta anos de ditadura, a reconstrução do sindicato anarquista CNT durante a Transição espanhola superou todas as expectativas. A histórica central dos trabalhadores se converteu na casa comum, o guarda-chuva sob o qual todas as lutas pareciam ter um lugar. Mas seu crescimento espetacular não passaria despercebido em um momento especialmente delicado para o país devido à mudança de regime e aos efeitos da crise econômica. “El entusiasmo” também é a história de uma derrota.”
É assim que se apresenta resumidamente o documentário de Luis Herrero – coproduzido pela CNT – sobre a Transição que, embora já tenha sido exibido em vários locais da CNT, estréia nos cinemas nesta quarta-feira, 20 de novembro. Estará no Teatre Principal de Lleida, JCA Cinemes de Lleida – Alpicat, JCA Cinemes de Tarragona – Valls e no Festival Peña Negra em Logroño. Posteriormente, ele será exibido no Cinema Maldà, em Barcelona, em 6 de dezembro, e no Trentanou Escalons Cinemaclub, em Manacor, em janeiro.
>> Trailer oficial: https://vimeo.com/217266946
>> Mais informação: www.elentusiasmo.com
Fonte: https://www.cnt.es/noticias/estreno-en-cines-del-documental-el-entusiasmo/
agência de notícias anarquistas-ana
pardal sozinho –
primeira aventura
fora do ninho
Carlos Seabra
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata