
Durante o ano de 2020, antes e durante a chamada pandemia COVID-19 , grandes incêndios foram registrados ao longo de todo o curso do rio Paraná. Dentro das ilhas, o fogo devastou a flora, a fauna e os ranchos dos ilhéus. Nas cidades costeiras, uma nuvem de fumaça e cinza com um cheiro intenso cobria tudo. Montanhas nativas destruídas, animais carbonizados, pessoas sem teto e, queixos, narizes e gargantas feridas.
Apesar do isolamento imposto, milhares de pessoas se viram em bloqueios de estradas, assembleias, comícios e mobilizações exigindo o fim das queimadas. Até agora, prevaleceu o pedido de mais legalidade e a falsa suposição de “ausência do Estado”.
De uma perspectiva anticapitalista e anti-estatal, propomos analisar o que vem acontecendo nas ilhas, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre a origem dos incêndios, bem como uma crítica ao legalismo e ao chamado “desenvolvimento sustentável”.
O modelo agroindustrial e a especulação imobiliária continuam a destruir a vida em busca do lucro, mas também a resistência e a luta continuam a surgir em todos os lugares. Consideramos necessário aguçar as críticas e ações contra o sistema capitalista. Este documentário é uma contribuição nessa direção.
Sem queimadas, sem dragagem, sem agroquímicos tóxicos!
Terra e liberdade!
Boletim informativo Ovelha Negra
Rosário, novembro de 2020
Se você acha que vale a pena recomendar este material, projete-o e espalhe-o livremente!
Morte à propriedade em todas as suas formas.
Fonte: http://boletinlaovejanegra.blogspot.com/2020/11/documental-humo-reflexiones-mas-alla-de.html
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
lua alta
céu claro
o som da folha caindo
Alexandre Brito
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!