Mais de duas mil pessoas se manifestaram em Gijón para exigir a absolvição da CNT e dos 7 sindicalistas condenados pelo conflito com a confeitaria La Suiza.
Mais de 2.000 pessoas se manifestaram em Gijón neste sábado (10/07) em resposta à condenação de 7 sindicalistas a 3 anos e meio de prisão cada um pelo conflito sindical entre a CNT de Gijón e a confeitaria La Suiza. Os manifestantes caminharam pelas ruas de Gijón gritando “CNT Xixón Absolvição” e “Absolvição condenados por lutar”. Mais de 50 grupos participaram no protesto, incluindo partidos políticos, associações de bairro, organizações feministas e sindicatos. A marcha, que saiu da Plaza del Humedal, terminou na Plaza del Parchís com um ato no qual alguns dos condenados explicaram que o conflito entre a CNT e a confeitaria La Suiza começou por causa da dupla exploração de trabalho e de gênero que sofria a trabalhadora daquele comércio. Também foram dados agradecimentos pela maciça demonstração de apoio que, segundo os condenados, os fez “sentir-se enormemente apoiados”.
O sindicato CNT entrou com um recurso judicial contra a sentença e seus advogados dizem que irão aos tribunais superiores para provar a inocência dos sindicalistas imputados. A organização também ressaltou que este dia mostra que o conflito foi socializado e agradeceu os sinais de solidariedade que chegaram tanto de Astúrias como do resto do território espanhol e até mesmo de algumas organizações e grupos internacionais.
Você pode nos contatar por e-mail gijon@cnt.es ou ligando para o porta-voz Alba no telefone 670 669 104.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
A ponte é um pássaro
de certeiro vôo: sua sombra
perdura na lembrança.
Thiago de Mello
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…