[Grécia] Nova vitória para a fábrica autogestionada Vio.Me | 3º capítulo

A solidariedade continua com coletivos e locais autogestionados na Grécia, apesar da pressão e da intimidação das autoridades.

NOVA VITÓRIA DA FÁBRICA AUTOGESTIONADA VIO.ME (E ENTREGA DE SEUS PRODUTOS DOMÉSTICOS A LUGARES COLETIVOS E COLETIVOS DE APOIO)

Nos últimos dias, outra tentativa de leilão do terreno da fábrica Vio.Me acaba de falhar! Apesar de um contexto muito difícil, os trabalhadores continuam a resistir, depois de dez anos de autogestão! Mais uma vez, a solidariedade internacional ajudou a pressionar o Tribunal de Tessalônica, inclusive no protesto do dia 24 de junho.

Uma semana depois, fomos à sucursal ateniense da Vio.Me para comprar, como sempre, grandes quantidades de produtos domésticos para fornecer a nossos espaços e grupos de solidariedade.

Se você passar por Atenas, faça como nós: encontre-os no bairro de Peristeri, na rua Psaron 33. Você poderá descobrir novos produtos (que melhoraram muito, em todos os sentidos) e também alguns produtos para o corpo e o cabelo – mas eu não acredito que estes produtos funcionem [na minha calvície].

O local ateniense da fábrica Vio.Me também dispõe à venda alguns livros de uma cooperativa de editores, que tratam é claro de autogestão, lutas sociais e ecologia, entre outros. Também há camisetas e bolsas de tecido para financiar taxa judiciária.

Há três dias, enquanto estávamos preparando uma dúzia de caixas para serem entregues aqui e ali (Atenas, Creta …), lembramos dos anos 2012-2013: quando a luta começou a ser conhecida além das fronteiras da Grécia, em particular através do filme Não vivamos mais como escravos.

Assim, ao longo dos anos, frequentemente, nos encontramos, lado a lado: na fábrica ou em manifestações, no rádio ou durante o café. “O pequeno Aquiles cresceu!”, comentou um deles. O tempo está passando, sim. Mas entre companheiros de lutas, o tempo que passa de outra maneira: primeiro porque alegremente testemunhamos que nenhum de nós desistiu, de modo que nada está acabado, mas também porque acumulamos uma experiência comum. Constatamos que a utopia está ao nosso alcance, que o principal obstáculo é a resignação e que a solidariedade pode erguer montanhas.

Ser irmãos e irmãs de luta é ainda mais forte do que ser pais ou amigos. E nossas conversas provam isso: sistematicamente voltamos ao básico e agimos juntos para esse fim. Ao invés de nos restringirmos a banalidades básicas, a uma linguagem diplomática e oca, fingir que não vemos o que é importante ou que evitar desentendimentos com entes queridos que não escolhemos e que na verdade são mais distantes do que parecem.

Minha verdadeira família é aquela que defende a vida e o amor nas catacumbas desta sociedade mortal, não aquela que apenas tira proveito da loteria da existência. Agradeço aos meus familiares por estarem mais ou menos envolvidos em ações que vão na direção certa. Caso contrário, com o tempo, acabaremos nos afastando.

Coragem, meus irmãos e irmãs utópicos! Embora os tempos sejam tenebrosos, a grande família daqueles que lutam pela defesa da vida e do amor ainda não disse a sua última palavra!

Yannis Youlountas 

(seguir cenas do próximo capítulo)

Lembrança da Vio.Me e Não vivamos mais como escravos (duração 5 minutos):

https://www.youtube.com/watch?v=2PZQncCsa3A&feature=emb_title

PS: se você deseja apoiar as próximas ações nos dias que virão (obviamente sem subsídio ou parceria da mídia ou os servidores do poder) voltadas para vários outros coletivos e locais autogestionados em Atenas e outros lugares), é aqui:

1- Para fazer uma transferência para ANEPOS

IBAN: FR46 2004 1010 1610 8545 7L03 730

BIC: PSSTFRPPTOU

Assunto: “Ação de solidariedade à Grécia”

2- Para participar via PAYPAL, siga o link:

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=LMQPCV4FHXUGY&source=url

3- Para enviar cheque nominal a ANEPOS

Endereço postal: ANEPOS – Action Solidarité Grécia – 6 allée Hernando – 13500 Martigues

Contato: solidarite@anepos.net

Telefone. Grécia (0030) 694 593 90 80 / Tel. França 06 24 06 67 98

Se você está planejando vir de carro para a Grécia neste verão e ter espaço em seu veículo, avise-nos.

Fonte (mais fotos): http://blogyy.net/2021/07/04/nouvelle-victoire-de-lusine-autogeree-bio-me/

Tradução > Mawie

Conteúdos relacionados :

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/10/grecia-uma-estrela-negra-no-coracao-de-exarchia-2-capitulo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/08/grecia-as-entregas-para-a-exarchia-ja-comecaram-1-capitulo/

agência de notícias anarquistas-ana

Noite estrelada
O céu – brilhando – se abaixa
Silenciosamente

Eunice Arruda