Declaração da ABC-Belarus sobre a situação com Dzmitry Z.

Em 5 de dezembro, houve uma tomada agressiva da ocupação Sirena em Varsóvia; a razão para tal foi a tentativa de tirar Dzmitry Z. da ocupação. Z. vivia ali por cerca de cinco anos e o duradouro conflito interno da ocupação escalou em violência e ameaças de violência do Z. Durante uma discussão pública extensa dos incidentes, uma decisão coletiva foi feita para despejá-lo, da qual foi informado com antecedência e dado tempo para coletar seus pertences e encontrar um novo local para ficar, mas ele se recusou a mudar voluntariamente. Foi então forçado para fora do prédio, e sua parceira teve a oportunidade de juntar seus pertences e deixar o local quando estivesse pronta. Mais tarde, uma multidão armada veio da ocupação vizinha Przychodnia e atacou os e as residentes da Sirena, forçados a sair por medo, por sua integridade física e saúde.

É importante mencionar que Dzmitry Z. foi um prisioneiro que apoiamos no passado. Em 2013, houve uma briga coletiva com ativistas de extrema direita em Brest, depois da qual três pessoas foram condenadas, incluindo Z. Ele foi solto em 2016 e foi para Varsóvia. Seu passado, assim como o tópico delicado de Belarus e do grande número de refugiados políticos que chegaram na Polônia em 2020-2021, foi usado para criar uma imagem em torno de Z. como um mártir oprimido por ativistas poloneses privilegiados.

Como um coletivo político, estamos cientes da responsabilidade que a ABC tem em apoiar os reprimidos. Durante esse período de Z. no cárcere, visitamos mais de 100 cidades na Europa, divulgando seu caso, chamando atenção à brutalidade policial, distribuindo várias declarações e chamados por solidariedade na comunidade internacional e dando nosso melhor para adicioná-lo à lista internacional de antifascistas encarcerados para que seu nome aparecesse no contexto de repressão e apoio, entre outras ações. Tudo isso dá a qualquer pessoa em situação de cárcere uma certa reputação, e não podemos sempre confirmar as visões políticas e métodos de ativistas em particular, assim como não podemos prever como essas pessoas se comportarão após sua soltura.

Contudo, vale reconhecer que a publicidade que criamos ajuda essas pessoas a usar a infraestrutura política dos movimentos anarquistas e relacionados. Torna-se muito mais fácil sua migração, uma recepção amistosa em ocupações, auxílios de grupos anti-repressão. Não estamos dizendo que Dzmitry Z. foi integrado apenas pelos esforços da ABC, mas não podemos negar que o apoio da ABC tem um papel em como ativistas reprimidos de Belarus são percebidos dentro do movimento.

Estamos especialmente com raiva do fato de que algumas vezes esses “ativistas” vêm e tomam espaços políticos locais que emergiram como resultado da luta do movimento local, o que bielo-russos reprimidos não têm a ver, mas apenas usufruem dos produtos dessa luta e se consideram no direito de decidir seu futuro, sob o pretexto de sua “opressão”.

Não há solução fácil para esse problema. Podemos apenas estimular ativistas a não formar imagens de briguentos agressivos antissistema dos migrantes de Belarus. Qualquer pessoa é digna de confiança quando a conseguem em interação direta com novas pessoas.

Condenamos o comportamento do Dzmitry Z. e seu grupo de apoiadores.

ABC-Belarus (Cruz Negra Anarquista)

abc-belarus.org

Tradução > Sky

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/13/polonia-como-um-antifa-de-belarus-despejou-e-capturou-a-ocupacao-anarquista-sirena-em-varsovia/

agência de notícias anarquistas-ana

Vamo-nos, vejamos
a neve caindo
de fadiga.

Matsuo Bashô