[Espanha] Campanha para o financiamento de “Negras Tormentas 1936-1939”

Memórias da revolução e da guerra 1936-1939

Os protagonistas desta história em quadrinhos atravessam a guerra e a revolução como caminhos abertos para mudar o mundo.

Este romance gráfico narra e recria de uma perspectiva libertária o processo da guerra, a revolução social e a contrarrevolução, através das preocupações e vicissitudes de seus seis protagonistas, militantes anônimos e reconhecidos da CNT e das Mujeres Libres (Mulheres Livres). Protagonistas que experimentam amor e ódio, vitórias e derrotas, bem como as contradições de colocar os ideais em prática.

Ao longo de suas páginas se desdobra um apelo contra as guerras nas quais o povo sempre fornece os mortos. Ao mesmo tempo, reflete como um imenso número de pessoas soube se autogerir com base no apoio mútuo, na solidariedade e no federalismo.

É necessário contar estas histórias de revolução social, com suas possibilidades e seus fracassos, pois elas são parte essencial de uma memória coletiva que quase sempre foi coberta por capas de esquecimento e preconceito.

Este retorno ao passado que Negras Tormentas propõe não é um ato de nostalgia, mas um exercício de reconhecimento para conhecer a nós mesmos na história, para aprender e para ser comovido.

Quem somos

> Rubén Uceda (roteirista) combina seu trabalho como cartunista com outros no campo agroflorestal. Ele colaborou em revistas, fanzines, jornais e livros. Seus romances gráficos publicados são: Vahídos (2008), El Decapital (2011), El corazón del sueño (2014), Versoñetas (2015), Atado y bien atado (2018) e La huerta y el origen de las cosas (2020).

> Gabriel Cagliolo (cartunista) desenha profissionalmente há mais de quatro décadas para jornais, editoras e adaptações de filmes, além de contribuir com oficinas de desenho, videogames, cenários, murais e cartazes publicitários. Como pintor, ele participou de numerosas exposições coletivas e individuais.

>> Vídeo promocional da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=p9cCOQyli1U&t=93s

>> Para colaborar, clique aqui:

https://www.verkami.com/projects/32305-memorias-de-la-revolucion-y-la-guerra-1936-1939/blog/54809-gran-acogida-inicial-del-comic-negras-tormentas

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

gota na água
faz um furinho como
prego na tábua

Carlos Seabra