Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Julho / 02 / [Espanha] Valência: 35 anos depois, seguimos recordando Valentín

[Espanha] Valência: 35 anos depois, seguimos recordando Valentín

By A.N.A. on 2 de Julho de 2014

espanha-valencia-35-anos-depois-1

Em 25 de junho, às 19h, a rua Alberique de Valência voltou a ser tingida de luto. Uma silhueta pintada no chão recordou o horrível crime cometido pela polícia no mesmo cenário – o antigo mercado de alimentos – 35 anos depois. Mais de cinquenta pessoas (a maioria militantes da CNT e das Juventudes Libertárias) ouviram atentamente e emocionadamente uma declaração em memória de Valentín González, o jovem cenetista cuja vida foi interrompida durante a repressão brutal da greve de 25 de junho de 1979. Alguns moradores do bairro pararam para assistir a uma exposição improvisada, construída com recortes de jornais daqueles dias. Documentos gráficos da explosão de pesar e solidariedade vivida pela cidade de Valência durante os dias seguintes à tragédia, com uma greve geral convocada pela Federação Local da CNT, apoiada pelo resto das forças sindicais do momento.

Então, voltou-se a proporcionar um ano mais para o bairro Patraix a memória de um episódio importante na luta obreira de Valência. A memória do sindicato de trabalhadores do mercado de alimentos contra os abusos do patronato, de uma greve pacífica que terminou em tragédia pela brutal repressão policial e de uma resposta trabalhista em massa ao crime até hoje impune. É por isso que a morte do companheiro Valentín continua e continuará a ser lembrada a cada 25 de junho – para que os trabalhadores desta cidade não se esqueçam que a exploração e a repressão sofrida hoje é apenas mais um capítulo na longa história da luta de classes. Uma história cujo curso está em nossas mãos para mudar, se decidimos nos unir e nos organizar para lutar pela igualdade, solidariedade e justiça social.

Federação Local de Valência

 

Confederação Nacional do Trabalho (CNT)

agência de notícias anarquistas-ana

Uma folha cai,
mais uma e mais mil e uma.
Era outono, enfim!

Marba Furtado

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Espanha, Valencia, Valentín

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários