Constantes, organizações e força crítica dos libertários holandeses.
A p r e s e n t a ç ã o:
“O anarquismo no país dos provos” é o anarquismo holandês. Alguns militantes – dos quais Ferdinand Domela Nieuwenhuis – publicaram em francês, mas suas obras e seus trajetos são mal conhecidos de nosso público. Thom Holterman tem tentado preencher essa lacuna.
Cinco retratos são feitos: Ferdinand Domela Nieuwenhuis, Arthur Lehning, o famoso especialista de Bakunin, Barthélemy de Ligt, o antimilitarista, sem esquecer Clara Wichmann e Anton Constandse. As correntes são descritas onde a prática e a ação prevalecem sobre a teoria.
Esses retratos e essas práticas possibilitam elaborar um caminho e esboçar o conteúdo do pensamento libertário desse país, itinerário suportado pelos percursores Erasmus e Spinoza, em seguida pelo insubmisso Max Havelaar com, mais tarde, o movimento Provo que, de alguma forma, será o primeiro movimento ecológico do planeta e que dará ao mundo um turbulento e simpático impulso anarquista bem antes do Maio de 68.
Se o pensamento libertário holandês exprime sua força crítica, ele faz associado a um potencial criativo não negligenciável, um anarquismo pragmático, um anarquismo daqui e de agora; por dizer, um anarquismo no país dos provos.
O autor, Thom Holterman, nascido em 1942, foi objetor de consciência e um dos fundadores do grupo Provo de Rotterdam, depois redator em 1971 (data da sua criação) da revista anarquista De As. Ele é doutor em direito (1986) e publicou em holandês um certo número de livros e brochuras sobre o anarquismo.
Mais infos: atelierdecreationlibertaire.com
agência de notícias anarquistas-ana
as pálpebras do gato
ao ritmo das gotas
do candelabro
Valentin Busuioc
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata