Bloco libertário protesta contra o governo croata

Por iniciativa do movimento anarco-sindicalista croata, os cidadãos têm sido chamados a participar de protestos em massa contra a política econômica e social do governo, formando um bloco libertário. As manifestações organizadas em várias cidades da Croácia contaram com a participação de centenas de pessoas.

Cerca de trezentas pessoas, principalmente jovens, se reuniram por volta das 19 horas na cidade croata de Rijeka, onde, com faixas e bandeiras, pediram a renúncia do governo.

Para o partido no poder, o HDZ, e a oposição liderada pelo SDP, foi enviada uma única mensagem – “Ladrões!” – palavra cantada repetidamente, simplesmente mudando o nome do partido.

A polícia não interveio, porém não houve chamada de alerta às autoridades, já que estas “não alertam sobre a destruição da indústria, emprego, o saque de todo o país, bem como uma redução dos padrões de vida e dignidade dos cidadãos, pelo que não vamos alertar sobre a resistência”, como se afirmava durante o protesto.

O objetivo da ação, de acordo com os organizadores da cidade de Rijeka, é principalmente impedir novos cortes nos direitos sociais.

Os protestos em Rijeka, como em toda a Croácia, organizados em um bloco libertário, vão sendo harmonizados e coordenados para convocá-los em todo o país no mesmo dia. O próximo protesto é provável na próxima terça-feira.

O número de manifestantes – cerca de dez mil – foram convocados em Zagreb. Em Varaždin, cerca de duas mil pessoas. Em Zadar, e em Slavonski Brod, se reuniu cerca de uma centena de pessoas. Em um protesto “contra o poder” na cidade de Split, segundo informou a polícia, era de 500 a 600 pessoas. Em Osijek, reuniu-se cerca de mil pessoas, que exigiam a renúncia do governo. As manifestações também foram realizadas em Koprivnica e Virovitica.