[EUA] Novo Centro Social em Providence, Rhode Island: Espaço Autônomo Libertalia

Um novo centro social está sendo aberto em Providence [abriu no começo do mês de abril de 2011] e precisamos de sua ajuda. Libertalia é um lugar onde iremos efetivar nossa política para nos tornar uma presença política tangível. Libertalia é um espaço autônomo para iniciativas públicas para apoiar nosso poder comunitário e encorajar o diálogo. É um lugar onde vários projetos anti-autoritários podem encontram um espaço gratuito.

Assim como a lenda, Libertalia foi um paraíso comunalista-libertário em Madagascar, morada de escravos livres, fugitivos, e piratas que não tinham nenhuma aliança com estados e nacionalidades. O pirata de Rhode Island, Thomas Tew, teve uma influência em sua fundação. Ninguém sabe se este paraíso pirata existiu de verdade ou não, mas nossa intenção é de celebrar o desejo humano pela liberdade e o acesso a um abrigo seguro em um mundo ocupado.

Hoje, o Libertalia serve como aquele abrigo seguro para as comunidades de Providence e todo/as o/as companheiro/as que por aqui passarem. Nosso plano é de estabelecer um local para educação pública, projetos comunitários e assembléias gerais na tradição do movimento de centros sociais global do qual nos inspiramos. Nossa esperança é de que o Libertalia se torne um valioso recurso para nossa comunidade e que as pessoas participem de seu projeto e sucesso contínuo. Este é o nosso esforço para expandir nossa prática comunitária e criar um espaço físico mais radical.

Entre os projetos futuros estão: uma biblioteca, um hacklab, pedagogia libertária, sala de leitura e um espaço de trabalho para o IWW local e o RISE, nossa rede de solidariedade local. Durante o ultimo mês e meio, aproximadamente 25 pessoas do nosso coletivo têm se encontrado todas as semanas para que isso possa se tornar uma realidade. Estamos progredindo num ritmo cada vez mais acelerado. Nosso coletivo irá crescer ainda mais na medida em que este projeto continuar.

O espaço será financiado, primariamente, por uma contribuição dos membros do coletivo e um programa de apoio de doações mensais, mas nos estágios iniciais, enquanto construímos esta base de suporte em longo prazo, estaremos realizando muitos eventos para levantamento de fundos, assim como iremos fazer pedidos de doações.

O estabelecimento de espaços anti-autoritários é vital para o movimento no mundo inteiro. Temos a consciência de que nossa força vem da comunidade, local e internacional, e este é o porquê de estarmos pedindo um apoio financeiro para manter o nosso projeto. Nosso aluguel mensal pelo espaço de 52 metros quadrados é de 1.000 dólares. Por favor, mostre a sua solidariedade! Qualquer quantia irá ajudar.

Também convidamos a todos que compartilham com a nossa visão para se juntar a nós ou oferecer alguma dica.

Venha nos visitar na Broadway 280, Providence, RI, Sala 200.

Doações: http://pledgie.com/campaigns/14820

Contato: libertalia401@gmail.comfacebook.com/libertalia.autonomous.space

Tradução > Marcelo Yokoi