[Grécia] Anarquista é ferido e detido após trocar tiros com a polícia em Pefki, Atenas

[Na noite da quarta-feira passada, 18 de maio, um carro da polícia tentou fazer uma blitz “aleatória” em dois anarquistas que estavam próximos a uma motocicleta na área de Pefki, em Atenas. Os dois decidiram não ficar e saíram fora, os policiais correram atrás deles e após uma perseguição curta, os dois anarquistas trocaram tiros com os agentes de segurança, ferindo dois. Mas, infelizmente, o jovem anarquista de 21 anos, Theofilos Mavropoulos (originalmente ele deu um nome falso, mas depois que a mídia e os policiais colocaram sua foto em todos os lugares ele foi identificado), também saiu ferido pelas balas dos policiais e foi preso. O outro anarquista conseguiu fugir depois de roubar a viatura da polícia, abandonando-a alguns quilômetros depois. Theofilos está agora hospitalizado, com a polícia antiterrorista em sua sala e fora dela.]

Comunicado dos companheiros de Theofilos Mavropoulos

O anarquista revolucionário, nosso companheiro Theofilos Mavropoulos, está ferido no hospital, após um tiroteio com os malditos trastes da polícia na área de Pefki. Lá, junto com mais um companheiro, optaram por não ceder quando um carro patrulha tentou identificá-los. Durante o confronto, dois policiais foram feridos, mas também nosso companheiro. Ao mesmo tempo, o outro companheiro que estava ali conseguiu escapar usando a viatura da polícia.

Theofilos é um membro ativo do movimento anarquista revolucionário e, portanto, chamamos todos os anarco-revolucionários, como toda a gente que se vê como parte de um amplo âmbito subversivo, a tomar a iniciativa de ação, com todos os meios julgados como adequados e indispensáveis, para estar ao seu lado. Neste momento o nosso irmão encontra-se ferido e trancado em um quarto vigiado pela polícia. Consideramos como algo mais importante a realização de uma concentração em frente ao hospital, onde está nosso companheiro ferido, a fim de quebrar a condição de isolamento imposta a ele e que o deixa preso aos vermes da [polícia] antiterrorista e outros serviços que estão a “cuidar” da única maneira que sabem. Por causa das dificuldades que têm a ver com o regime que estamos e com a condição na qual agimos e nos movemos; infelizmente não podemos estar ao seu lado (ou seja, no hospital), e assim poder dar força e coragem para o nosso orgulhoso companheiro.

Temos que mostrar ao inimigo que nenhum companheiro não está sozinho, que a prisão de cada companheiro não ficará sem resposta, que nenhum companheiro nosso pode ser comido vivo. Porque o companheirismo e solidariedade não se definem segundo salários e cargos, e é a base para as relações que desenvolvemos e propomos, como alternativa contra as podres relações sociais dominantes. Não vemos a prisão de Theofilos à luz de uma “alta divulgação” e a asquerosa vitimização, que permite protestar contra os “maus” policiais que atiraram e feriram nosso companheiro. Aliás, à luz de tal lógica a solidariedade perde o seu sentido essencial. A postura orgulhosa do companheiro e seus valores entraram em confronto com a renúncia e rendição. Mostraram que o conflito e a guerra não têm mártires, nem aqueles que a adoram, mas alguns combatentes preparados para tudo. O tesouro que resta se torna uma arma nas mãos de todos nós.

Ao lado do anarquista revolucionário Theofilos Mavropoulos! Luta pela liberdade com cada meio!

PS: Igualmente, queremos enviar ao nosso companheiro um agradecimento sincero, pelas lutas que fizemos juntos, por todas as decepções e contratempos que enfrentamos, por tudo de bom e mau. Finalizando, enviamos nossa promessa referente aos compromissos informais que foram feitos, dos sonhos não realizados e os exageros. Por tudo e por nada. Agora, irmão, pode mudar a condição sob a qual você irá viver, mas não altere o estado não arrependido do seu espírito.