[França] 400 militantes antifascistas marcharam pelas ruas de Rennes

Cerca de 400 pessoas se manifestaram contra a extrema-direita, respondendo aos chamados do Coletivo Antifascista Rennais.

 

Comunicado:

Manifestação antifascista de 8 de junho: um sucesso que dá forças à continuar a luta.

Após as agressões cometidas pela extrema-direita Igualdade & Reconciliação (no sábado 21 de maio) contra uma manifestação pacífica que visava impedir a reunião pública do tal grupo fascista, o Coletivo Antifascista Rennais chamou esta quarta-feira (8) uma manifestação.

Para o coletivo antifascista a manifestação foi um sucesso: éramos pelo menos 400 à desfilar num cortejo que envolvia demandas antifascistas e sociais. Logo após a manifestação contra a chegada de Le Pen em Noyal-Châtillon, em novembro passado, esta manifestação nos permitiu demonstrar pela segunda vez que, frente aos nossos apelos contra a extrema-direita, a mobilização torna-se um compromisso.

O objetivo deste evento não era, no entanto, ficar só em nosso contexto local – mas também de extrapolá-lo, afim de denunciar e atuar contra o desenvolvimento de idéias e organizações de extrema-direita na França e na Europa, aproveitadores de um contexto de crise. Agiu-se para mostrar que a extrema-direita não poderia dar uma resposta à crise do capitalismo, e que ela está – hoje e sempre – do lado da ordem dominante, contra o interesse do/as trabalhadore/as e da classe obreira.

A luta não pára neste evento: em 24 de junho o coletivo organizará uma reunião pública sobre o livro “A galáxia Dieudonné. Para finalizar com os enganos¹” na presença de um dos autores.

Coletivo Antifascista Rennais

Tradução > Tio TAZ

[1] Livro sobre um ex-comediante francês (“Dieudonné”) que entrou na cena política aliado à esquerda, ainda nos anos 80 – mas que aos poucos foi caminhando rumo à extrema-direita a ponto de apresentar uma lista anti-sionista nas eleições de 2009. O livro trata mais especificamente do modo como o antisionismo e a extrema-direita estão banalizando seu discurso através das idéias de pessoas bastante populares (daí o nome “A galáxia de Dieudonné” – as pessoas e idéias que compõem essa frente fascista.).