[França] Manifestação em tributo a Georges Brassens acaba com duas prisões em Paris

Sábado, 18 de junho, às 17h, na Praça Lepine, em frente à sede da polícia, cerca de sessenta pessoas se encontraram para cantar “Hécatombe” (“abate”), uma homenagem a Georges Brassens e em solidariedade aos presos de Rennes e Toulouse que foram objeto de repressão policial por terem honrado esse “monumento” da canção francesa.

Depois de duas rodadas de cantos em uma atmosfera amigável e pacífica, chegaram policiais em grande número e, após a intimação habitual, procederam em evacuar o coro para a entrada do metrô Cité-Palais-de-Justice.

Esse tipo de evacuação não foi, ao que parece, tão rápida quanto os policiais gostariam, posto que empurraram as pessoas presentes nas escadas do metrô, provocando quedas e muitos protestos. A polícia então foi para cima e tirou alguns cantores-companheiros, levando-os para uma van estacionada próxima ao local.

Resultado: duas pessoas presas (um é militante da Federação Anarquista francófona) e postas em liberdade assistida. Eles foram libertados no dia seguinte às 14h, e serão convocados ao tribunal no dia 30 de setembro.

À carga! Rebelião e violência aos agentes da repressão!

Tradução > Tio TAZ

• Matéria relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/06/20/franca-eles-cantam-brassens-a-policia-e-acabam-na-delegacia/