[Itália] Manifestantes enfrentam a polícia contra a construção de linha de trem de alta velocidade

Milhares de pessoas protestaram hoje (27) contra a construção de uma linha de trem de alta velocidade (TAV) que ligará Turim à cidade de Lyon, na França. A manifestação ocorreu em Chiomonte, no norte da Itália. Dezenas de pessoas ficaram feridas quando a polícia entrou em confronto com manifestantes. Um acampamento do movimento "No TAV" também foi atacado pela polícia.

 

Os duros confrontos ocorreram no momento em que operários se preparavam para iniciar os trabalhos de perfuração de um túnel da linha no Vale Susa, perto de Turin. Os policiais atiraram bombas de gás lacrimogêneo e gás pimenta contra os manifestantes. O revide veio com pedras e outros objetos.

Mais de 30 pessoas ficaram feridas nos embates, a maioria policiais e quatro deles tiveram de ser hospitalizados. Nos choques alguns manifestantes foram detidos.

Segundo a imprensa italiana, o trabalho de construção do TAV tem de começar antes do final de junho para que o projeto se beneficie de uma parcela de subsídios europeus para a linha férrea. O ministro do Interior Roberto Maroni prometeu, ontem, que o projeto vai avançar “antes de 30 de junho”.

França e Itália assinaram um acordo em 2001 para a construção de uma linha férrea de alta velocidade que vai reduzir o tempo de viagem entre Milão e Paris de sete para quatro horas, além de formar uma ligação estratégica para a rede de transporte européia.

Os custos são estimados em 15 bilhões de euros, mas moradores do Vale Susa se opõe há anos ao projeto, afirmando que os túneis que serão escavados para a construção da linha de trem vão prejudicar o meio ambiente.

Infos atualizadas do movimento “No TAV”:

http://www.notavtorino.org/