Solidariedade! De Portugal à Grécia a mesma luta!

É tempo de dançar com as cores da guerra!

Cerca de 20 pessoas, entre anarquistas e solidários, estiveram presentes na embaixada da Grécia, em Lisboa, no dia 1º de julho, para se solidarizar com a justa luta do povo grego e repudiar a repressão brutal que foram alvo centenas de pessoas principalmente em Atenas durante as duas últimas greves gerais.

Um comunicado, aprovado em assembléia e por consenso, foi entregue as autoridades do corpo diplomático grego de Lisboa. O texto se referia à escravatura laboral, o desemprego brutal, a regressão dos direitos sociais impostos pela UE, FMI e BE e contra os quais a luta é a mesma, em Portugal ou na Grécia, repudiando-se em particular a utilização pelas forças de segurança gregas – durante a greve de 48h dos passados dias 28 e 29 de junho – de gás com produtos químicos [proibidos pela Convenção de Genebra desde 1925].

Há relatos de que o presidente da associação farmacêutica nacional da Grécia vai apresentar uma ação judicial contra o governo daquele país relativamente ao uso de substancias ilegais porque não foi usado apenas gás lacrimogêneo, mas outros produtos inclusive com agentes asfixiantes.

Também no Porto, no dia 3 de julho, foi colocada uma faixa no Viaduto VCI, na Rua de Costa Cabral, com os dizeres: “Pimenta no cu dos outros é refresco – Hoje a Grécia amanhã Portugal”.

Dancemos em uníssono

[Dedicado à insurreição grega]

Dança, dança, a tua luta é dança

Da vida contra a morte.

É partir e descobrir novos mundos

Sem sair do lugar.

A tua deriva é aqui.

O centro do mundo.

Dancemos todos como um só corpo

Dança, dança, a tua luta é dança…

Emília Cerqueira