[Colômbia] Um sonho coletivo se torna realidade, Centro Social e Cultural Libertário

Sempre nos disseram que as coisas não podem mudar, que o mundo é assim mesmo e não há como voltar atrás, e que se esforçar e lutar para mudá-lo é uma perda de tempo. Esse pensamento é apenas uma amostra de uma mentalidade colonizada. Dá conta do submetido que está nossa sociedade onde o pensamento crítico é proibido e agir é um crime. Esta é a lógica que move o mundo atual e nossa cidade não está imune a ele; onde todo o tempo nos dizem: “não pode”, “se você não trabalha não come”, “sem futuro”, “acabará sem onde cair morto”. Mas a chama da resistência, que acenderam os lutadores da liberdade, resiste como o sol e hoje segue ardendo em nossos corações.

Na cidade de Medellín, por vários anos diferentes individualidades e grupos vêm realizando atividades políticas e culturais, reuniões, feiras, congressos e diversos espaços que têm posto em prática as idéias anarquistas; confluência de ações e conspiração que alimentam o sonho da revolução e de uma busca de liberdade no meio de um contexto violento e repressivo.

Este caminho não tem sido fácil. A persistência e unidade nos permitem continuar na luta e nos fortalece como movimento. Assim, nasce a proposta de articular na cidade, a partir da diversidade de pensamento e ações anarquistas, um projeto de organização que permitiu a autonomia de cada grupo e individuo. Assim surgiu a Coordenação local Anarquista, com dois objetivos claros: de um lado fortalecer o movimento anarquista local e, por outro, continuar atuando com outros setores e organizações sociais na resistência.

Esta aprendizagem organizativa permitiu dar conta de certas dificuldades inerentes à organização, incluindo a falta de espaço físico. Foi aí, a partir de abril em 2011, que se abriu uma casa e fundou-se o Centro Social e Cultural Libertário. Um espaço autônomo, autogerido e sem financiamento estatal ou institucional, uma proposta sem fins lucrativos. Apenas com fins sociais e políticos, para continuar a articulação, organização, disseminação e fortalecimento do movimento anarquista na cidade. Este é um dos frutos mais suculentos da nossa unidade e luta libertária – um sonho coletivo tornando-se realidade.

Agora, o CSCL é um espaço social, político e comunitário, onde interagem as pessoas, idéias, pensamentos e ações a partir de discussões, palestras, grupos de estudo, grupos de discussão, oficinas, feiras, exposições, cinema, etc. É também um espaço aberto às novas propostas que vêm sempre e que tenham afinidade política com o que é aqui proposto. Não somos um grande grupo, somos uma confluência de grupos e indivíduos, cada um com sua autonomia e sua forma de fazer. A tomada de decisões e coordenação do espaço se faz por assembléia, onde chegam a ela e acreditam no projeto e se apropria da proposta.

O espaço livre e autônomo abre as portas para a comunidade e a todos aqueles ou aquelas que queiram trabalhar por um novo mundo e em liberdade. A casa está aberta de segunda a segunda, de 13 a 18 horas. Até o momento, contamos com o centro de documentação anarquista Mauricio Morales Duarte, aberto de segunda a segunda, das 14 as 18 horas, e a cozinha solidaria Ted Kaczinsky, toda sexta-feira de 12 as 14 horas.

Convidamos você a conspirar, destruir e construir um mundo novo em nossos corações.

Centro Social e Cultural Libertário

Medellin, Valle del Aburra, Planeta Terra.

Contato: centrosocialyculturallibertario@riseup.net