[França] Nantes: Comunicado de solidariedade contra as prisões decorrentes do ataque do Partido Socialista

Texto distribuído ao meio-dia de quarta-feira no picnic (em Nantes) em apoio às pessoas sob custódia por supostamente participarem da ação contra a caravana demagógica do Partido Socialista (PS).

Quando se observa em torno de si, se vê muito concreto, cinza, rosa, verde, azul, toda decoração do asfalto. É o mundo que eles querem nos impor. Cada dia, em Notre Dame des Landes e além, o Partido Socialista, Vinci [empresa que comanda a construção do Aeroporto] e seus comandos republicanos orquestram a destruição de milhares de hectares de bosques, e espaços vitais. Frente a isso, acusados de ter depedrado a caravana de propaganda socialista, seis pessoas foram presas em Nantes na segunda-feira, 22 de agosto ao meio-dia, e são suscetíveis à perseguições.

Isolando esse ato, a mídia e os político/as tentam novamente desacreditar essa luta que dura pelo menos 40 anos, qualificando certo/as opositore/as como violento/as, odioso/as, animais e maligno/as.

No entanto, decidir o curso de vida das pessoas, alocar, asseptizar e capitalizar, destruir as casas demolindo-as e devastar tudo… esta violência lhes parece justificável e é oficialmente legitimada pelo jogo democrático.

Nós recusamos nos deixar encaixar nessa distinção violencia/não-violência, pacifismo/radicalismo, legalismo/ilegalismo, legitimidade ou não: por que nas bocas do/das político/as, a violência não parte nunca do Estado e dos grandes grupos como Vinci. A violência nunca parte do lado deles quando uma pessoa é espancada (quando eles quebram quatro costelas e perfuram o pulmão de uma manifestante – como a ocasião do aeroporto de Nantes, em 27 de julho).

A violência não parte nunca deles quando eles expulsam qualquer um/uma. A violência não parte nunca deles quando eles nos dizem como se deve viver. Em revanche, a violência qualifica sempre aquelas e aqueles que expropriam os meios materiais dos projetos deles.

Essa estigmatização midiática sempre existiu nos momentos de luta – como agora – afim de isolar pessoas, romper laços de solidariedades, e ao mesmo passo justificar a adoção de novas leis, a repressão e seu arsenal político-judiciário.

O jogo democrático deixa a ilusão que a vida/opinião das pessoas tem seu peso nesse sistema. Um NÃO urrado há 40 anos em Notre Dame des Landes não parece ressoar forte o bastante para ser levado em conta. Eles cultivarão essa ilusão quase no fim do projeto afim de evitar que a gente obtenha consciência que uma resistência ativa é nossa única opção. Esse projeto do aeroporto é apoiado por esse partido salteador (PS) e já foi iniciado pela Vinci. Só nossas solidariedades e determinação os impedirão.

Nós somos solidários com todas as pessoas presas, tenham elas participado ou não em nossas ações.

Não ao Aeroporto!

Solidariedade com todo/as aquele/as que recusam ser desalojados de suas vidas!

Vinci, PS, Nega!

Cansados de se deixar desenvolver!

Tradução > Tio TAZ

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/09/05/franca-a-caravana-da-primaria-do-partido-socialista-foi-atacada-em-nantes-seis-presos/