[Turquia] Populares e eco-ativistas revidam repressão policial com paus e pedras

Em 5 de setembro, segunda-feira, os veículos de perfuração da Anadolu Group (sócio majoritário da Turquia McDonalds e Coca Cola Turquia), empresa que busca construir uma usina termelétrica em Gerze-Sinop, tentaram entrar no povoado de Yaykil. Para defender suas terras, a população local e eco-ativistas ergueram barricadas na estrada que conduz à aldeia, mas as forças de segurança atacaram as pessoas com gás lacrimogêneo, spray de pimenta, canhões de água e cassetetes. Os populares e ativistas responderam ao ataque com pedras, paus e outros objetos. Durante a agressão dos agentes alguns edifícios, celeiros e fazendas foram incendiados. Pelo menos 30 ativistas e 4 policiais ficaram feridos nos confrontos.

Devido à resistência, os veículos de perfuração abandonaram a cidade. À noite, a polícia fustigou a casa de seis ativistas.

Trator é incendiado

Na noite de 6 de setembro, terça-feira, um veículo de perfuração que estava estacionado numa estação de serviço perto da aldeia foi incendiado por desconhecidos. O trator ficou completamente destruído. As autoridades policiais ainda procuram os autores da ação direta incendiária em Gerze.

Fotos:

http://www.gerzegundem.com/son-dakika/yaykilda-kan-akti-h545.html

Vídeo do ataque da polícia:

http://webtv.sabah.com.tr/webtv/videoizle/gerzede-polisten-cevrecilere-sert-mudahale

Libertação Animal e da Terra desde a Turquia