[Grécia] Ocupações de ministérios contra a política do Fundo Monetário Internacional

Hoje, quinta-feira, 29 de setembro, estará chegando em Atenas delegados do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da União Européia. Trabalhadores em muitos ministérios e departamentos irão realizar a ocupação deles. Funcionários do setor público que tomaram esta decisão estão protestando contra a barbárie das medidas impostas ao povo grego por estas três corporações, através do gerente de sua política, o governo grego. Esta é uma reação contra os cortes nos salários, pensões e subsídios, aos infinitos tributos, impostos e contribuições e as demissões massivas.

De acordo com o comunicado dos trabalhadores, a partir de hoje começa uma luta para derrubar esta política, sem recuos e concessões. Os ministérios que estão ocupados são os seguintes: Economia, Administração Pública, Assuntos Internos, Desenvolvimento Periférico, Competitividade e Fomento (Marinha Mercante), Justiça, Segurança Social, Saúde, Meio Ambiente, Energia e Mudanças Climáticas, Agricultura. Em particular, os trabalhadores do Ministério das Finanças que conseguiram impedir a realização da reunião de delegados do FMI, BCE e EU com o ministro da Economia no ministério. Eles afirmam que a ocupação do ministério vai durar pelo menos 48 horas.

Às 18h30, haverá uma manifestação na praça Klafzmonos (do choro), no centro de Atenas. Além disso, os trabalhadores em vários outros ministérios realizarão assembléias para decidir se desejam prosseguir as ocupações de seus ministérios. Não há ilusões sobre o papel do sindicato oficial de funcionários do setor público. No entanto, essa ação pode potencialmente contribuir para a radicalização da luta contra o Regime e as suas políticas.

agência de notícias anarquistas-ana

noite alta
Entre a canção de ninar
o uivo do cão.

Ignez Hokumura