[Polônia] Confrontos e centenas de prisões durante desfile nacionalista em Varsóvia

Saiu na imprensa corporativa:

Esta sexta-feira (11 de novembro), as celebrações do dia de independência na Polônia que se estenderam por várias cidades do país ficaram marcadas pela violência e confrontos entre grupos ideologicamente opostos da sociedade.

Em Varsóvia, capital do país, nacionalistas de extrema-direita entraram em confrontos com anarquistas, protagonizando um dos piores episódios de violência nos últimos anos na Polônia. Os confrontos obrigaram as autoridades a recorrerem a canhões de água e gás pimenta. No total, foram detidas mais de 200 pessoas e 21 levadas para o hospital. Entre os detidos há vários anarquistas alemães.

Antes disso, antifascistas gritando “o fascismo não passará” atacaram policiais que tentavam impedi-los de bloquear a rua Marszalkowska, importante artéria de Varsóvia, que estava no percurso de uma passeata nacionalista.

Há semanas uma coalizão de esquerdistas, anarquistas, militantes pró-aborto, ambientalistas e ativistas da causa homossexual divulgavam planos para impedir a Marcha da Independência que estava sendo preparada pelos grupos nacionalistas Juventude Pan-Polonesa, Blood & Honour e Campo Radical Nacional.

O 11 de novembro marca a data, em 1918, na qual a Polônia recuperou sua independência, depois de passar 123 anos dividida entre Rússia, Prússia e Áustria.

Compas poloneses divulgaram os vídeos a seguir sobre os confrontos:

http://www.youtube.com/watch?v=pLHJX3Een4M
http://www.youtube.com/watch?v=JG5R7mfCCq8

Mais infos no Centro de Informações Anarquistas (em polonês):
http://www.cia.media.pl/

agência de notícias anarquistas-ana

Noites sem cigarras –
qualquer coisa aconteceu
ao universo.
Serban Codrin