Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2011 / Dezembro / 28 / [Brasil] Lançamento: “Élisée Reclus: Retratos de um anarquista”

[Brasil] Lançamento: “Élisée Reclus: Retratos de um anarquista”

By A.N.A. on 28 de Dezembro de 2011

Élisée Reclus, apesar de, muitas vezes, ser pouco referenciado seja no anarquismo, seja na geografia, foi um importante anarquista e um grande geógrafo.

Não encontramos muitos escritos seus sobre teoria anarquista, porém suas obras são repletas de liberdade. É desta forma que analisa a história do homem e a terra a partir de uma visão anarquista, que questiona o poder subjugador e a igreja, analisa as revoluções, a industrialização e o desenvolvimento das cidades num tom poético e simples.

Sua geografia anarquista era para todos, mas principalmente para aqueles e aquelas que eram e são exploradas e sempre foram subjugados, pelo patrão, pelo marido, por deus…

Com as contribuições destes grandes anarquistas (Costa, Kropotkin, Grave, Nettlau, Rocker, Galleani e Reclus) podemos conhecer e sentir um pouco mais desta grande pessoa que foi Élisée Reclus.

Este livro foi publicado em co-produção entre a Edições Negras Tormentas e a Biblioteca Terra Livre.

Você pode encontrar “Élisée Reclus: Retratos de um anarquista” entrando em contato pelo e-mail: negrastormentas@riseup.net.

Ou pessoalmente na

Biblioteca Terra Livre
Rua Engº Francisco Azevedo, 841 – Sala 4 – Perdizes – São Paulo

Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”
Rua Alcides de Queirós, 161 – Bairro Casa Branca – Santo André

“Escrever sobre o grande geógrafo Élisée Reclus nunca é tarefa fácil. Nascido no século XIX, foi um viajante como conseqüência de suas expulsões, mas também por convicção própria. Republicano em sua juventude, suas participações na Comuna de Paris e na Internacional levaram-no a declara-se geógrafo mas anarquista, anarquista mas geógrafo. Sua figura foi defendida, logo de sua detenção, por operários e pelas grandes personalidades científicas da época, conseguindo sua saída da prisão.

Suas investigações sobre geografia o fizeram muito popular, especialmente nos círculos libertários espanhóis anteriores a Revolução Social de 1936, sendo seus livros editados em grande quantidade. Costumava-se dizer que se uma biblioteca anarquista não tivesse as edições de Reclus, não era uma verdadeira biblioteca anarquista; por isso, depois de quase cem anos, e graças à sua figura que segue causando incômodo em certos círculos científicos, que o ignoram ou não o reconhecem, a publicação deste livro é a certeza de sua vigência e importância para o pensamento e ação libertária”.

Grupo de Estudios José Domingo Goméz Rojas (Santiago/Chile)

“Élisée Reclus: Retratos de um anarquista”
Costa – Kropotkin – Grave – Nettlau – Rocker – Galleani – Reclus
Editorial Biblioteca Terra Livre
Edições Negras Tormentas
103 p.

Outros lançamentos recentes de editoras anarquistas

“Escritos sobre Educação e Geografia”, Piotr Kropotkin e Élisée Reclus – Editorial Biblioteca Terra Livre. Mais infos: http://bibliotecaterralivre.noblogs.org

“Fragmentos de uma Antropologia Anarquista”, David Graeber; e “Como a não-violência protege o estado”, Peter Gelderloos – Editora Deriva. Mais infos: http://www.deriva.com.br

“A Conquista do Pão”, Piotr Kropotkin; e “Ecologia Social e Outros Ensaios”, Murray Bookchin – Editoria Achiamé. Mais infos: http://achiame.com.

“Essência da Religião / O Patriotismo”, Mikhail Bakunin; “Da Escravidão nos Estados Unidos”, Élisée Reclus; “O Homem e a Terra: a Cultura e a Propriedade”, Élisée Reclus; e “O Homem e a Terra: as Repúblicas da América do Sul”, Élisée Reclus – Editora Imaginário. Mais infos: http://www.editoraimaginario.com.br/

agência de notícias anarquistas-ana

Todos os dias
Um mar de palavras
Morrem no céu da minha boca.
Perpétua Amorim

Compartilhe: on Twitter on Facebook on Google+

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Brasil | Tagged Contrainformação

« Previous Next »

Sobre

Blog que reproduz as notícias da Agência de Notícias Anarquistas (ANA)

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon, Twitter e Facebook.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Antenor em [Canadá] Toronto: Apologia ao ódio e genocídio não tem vez no campus – um relato do protesto antifascista de 18 de dezembro na Universidade X30 de Dezembro de 2021

    Esses racistas de merda estão em todos lugares. Felizmente o antifascismo também se faz presente em toda parte!

  2. Antenor em [Espanha] A estranha conexão entre anarquismo, futebol e a guerrilha30 de Dezembro de 2021

    Caraca, muito daora! Não sabia MESMO disso!

  3. oabutre em [Portugal] A pandemia da civilização28 de Dezembro de 2021

    Este e outros textos do mesmo autor podem ser encontrados aqui: http://oabutre.noblogs.org/

  4. politicas da performance arte em [Canadá] O 15º Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal procura peças!22 de Dezembro de 2021

    Insisto! Não há teatro anarquista. A forma teatro anarquista é uma contradição nos termos. Quanto muito há teatro produzido por…

  5. jack em [EUA] “LA Art and Music Festival Benefiting Mutual Aid Project”, um sucesso apesar das ameaças da extrema-direita e da polícia20 de Dezembro de 2021

    boa tradução! abs!

Copyleft © 2022 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários