Um escritório da Equitalia, uma agência estatal responsável pela cobrança de impostos e multas atrasadas, foi alvo de ataque na cidade de Livorno, na madrugada deste sábado (12). Dois coquetéis molotov foram lançados contra a agência, um dia após os protestos realizados na frente da sua unidade em Nápoles, contra a suposta responsabilidade da agência tributária nos suicídios por motivos econômicos registrados na região da Campânia, à qual pertence Nápoles.
De acordo com informações das autoridades, apenas um dos dois coquetéis molotov explodiu. O ataque ocorreu por volta de 4h30, horário local, e não deixou feridos. Além do lançamento dos coquetéis, foi pintada a mensagem “A luta continua” nas janelas da sede da Equitalia.
Suicídios em tempos de crise
Esse incidente inscreve-se no clima de crescente tensão social na Itália devido aos estragos da crise econômica, com um número cada vez maior de suicídios vinculados a ela e pelos quais alguns grupos responsabilizam a elevada pressão fiscal infligida aos cidadãos.
Histórico de ataques
Nesta sexta-feira (11), manifestantes convocaram um protesto diante da agência em Nápoles, sul da Itália, que terminou com 12 feridos, sendo dez deles policiais. No mesmo dia, um pacote-bomba com uma espécie de pó explosivo foi enviado à sede da Equitalia, em Roma. O pacote não explodiu.
Em dezembro, a entidade recebeu pelo correio outro pacote-bomba, que feriu seu diretor-geral, Marco Cuccagna. A Federação Anarquista Informal (FAI) assumiu a autoria deste ataque.
Fonte: agências internacionais de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
Na poça da rua
O vira-lata
Lambe a Lua.
Oswald de Andrade
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!