[Grécia] Dafni, Atenas: Policial à paisana ameaça com arma manifestantes antifascistas

BUntwutCYAIuEIc

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, cerca de 500 antifascistas participaram de uma manifestação antifascista no bairro de Dafni, em Atenas, dois dias depois do assassinato do militante antifascista Pavlos Fyssas por um batalhão de assalto do bando neonazista e paraestatal Aurora Dourada. Pouco depois do início da manifestação um policial-fascista à paisana se aproximou do local onde a manifestação acontecia, e quando alguns dos participantes perceberam de sua presença ele os ameaçou empunhando uma arma contra eles.

Os manifestantes antifascistas não se assustaram e começaram a persegui-lo. O policial fugindo disparou várias vezes para o ar e se refugiou em um café. Na foto que publicamos o policial brandindo a arma para as pessoas. De acordo com testemunhas o policial esteve empunhando a arma por longos minutos. Um tempinho depois alguns manifestantes encontraram a sua moto e perceberam que tinha a matricula (AOE 596) coberta. Mais tarde, foi revelado que este sujeito é policial, ou seja, um dos chamados “guardas especiais”. Ele foi resgatado por seus amigotes, os policiais denominados “equipes antidistúrbios”, que disparam gases lacrimogêneo e granadas de efeito moral contra os manifestantes, para mantê-los longe do estabelecimento de onde havia se refugiado. Em seguida, o policial foi levado para a Delegacia de polícia local.

A tentativa de intimidação dos manifestantes antifascistas fracassou. A manifestação antifascista foi realizada, e como estava previsto aconteceu uma marcha pelas ruas do bairro de Dafni, terminando no local da concentração inicial.

agência de notícias anarquistas-ana

Luz crepuscular
O último arco-íris
Na ponta do pinheiro!

Teruko Oda