Agência de Notícias Anarquistas
Browse: Home / 2014 / fevereiro / 25 / [França] Comunicado dos organizadores da manifestação anti-aeroporto de 22 de fevereiro, em Nantes

[França] Comunicado dos organizadores da manifestação anti-aeroporto de 22 de fevereiro, em Nantes

By A.N.A. on 25 de fevereiro de 2014

franca-comunicado-dos-organizado-1.jpg

A manifestação de hoje [22 de fevereiro] foi uma mobilização sem precedentes, com 520 tratores vindos de todas as regiões vizinhas, duas vezes mais que na manifestação de 24 de março de 2012 em Nantes. Isso indica um envolvimento massivo da população rural. Os tratores vigilantes estão dispostos a intervir na ZAD [Zona A Defender].

Havia 63 ônibus, vindos de todas as regiões da França – o dobro quando chegou a corrente humana. É um marco de uma mobilização nacional e da conexão entre Notre-Dame-des- Landes e outras lutas contra grandes projetos inúteis e impostos.

Houve entre 50 e 60 mil pessoas; muito mais que durante a manifestação de reocupação de 17 de novembro de 2012. Essa é a maior mobilização do movimento.

O cortejo foi festivo, criativo e determinado: com batucadas, salamandras, tritões gigantes, máscaras de animais mostrando a rejeição à destruição de espécies protegidas e das chamadas medidas compensatórias. Falas e animações ocorreram até as seis da tarde na praça Daviais.

A prefeitura tinha optado por botar Nantes sob estado de sítio e impedir que o protesto se tornasse visível no centro da cidade. Esta é a primeira vez que se proíbe uma manifestação na Avenida dos 50 Otages. Uma parte da manifestação passou pela Ilha de Beaulieu; a outra tentou andar no trajeto inicialmente previsto e enfrentou uma violenta repressão policial com lançamentos de balas de borracha, gases lacrimogêneos e granadas de efeito moral. Tudo isto não conseguiu impedir que os manifestantes permanecessem em massa nas ruas de Nantes até o fim.

Existem diferentes modos de expressão no movimento. O governo está surdo aos protestos contra o aeroporto, assim não tem porque se assombrar com certa dose de cólera expressa durante o protesto. O que aconteceria se houvesse outra intervenção na ZAD?

Este dia foi um sucesso e os diferentes componentes da luta permanecem unidos sobre o terreno. A oposição vem crescendo há 30 anos. Ao governo não resta outra escolha a não ser deixar o projeto do aeroporto!

Zona A Defender

22 de fevereiro de 2014

Mais infos, fotos e vídeos: https://zad.nadir.org/

 

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/02/20/franca-notre-dame-des-landes-nem-obras-nem-desalojos-ao-aeroporto-seguimos-dizendo-nao/

agência de notícias anarquistas-ana

Dança da mulher molhada
Ao vento o galho
Orvalho nas pétalas.

Silvia Mera

Posted in Meio Ambiente, Mundo | Tagged França, Nantes

« Previous Next »

Sobre

Blog que reproduz as notícias da Agência de Notícias Anarquistas (A.N.A.)

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Twitter, Facebook e Mastodon

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações…

Tradução

Colabore conosco neste processo de traduzir notícias para o português.

Contato

a_n_a[arroba]riseup.net

Pesquise

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Mídia
  • Meio Ambiente
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Tags

Alemanha Antifascismo Argentina Atenas Aurora Dourada Canadá Chile CNT Colômbia Cuba Curdistão Direitos Animais Espanha EUA França freemumia Galícia Greve de Fome Grécia Holanda Itália Livro Mumia Abu-Jamal Mundo México neonazismo País Basco Peru Polônia Porto Alegre-RS Portugal Primeiro de Maio Reino Unido República Tcheca Rio de Janeiro-RJ Rússia Solidariedade Suécia Suíça São Paulo São Paulo-SP Turquia Ucrânia Uruguai Venezuela

Arquivo

fevereiro 2014
domsegterquaquisexsáb
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728 
« dez mar »

Comentários

  • Gambiarra MiniDoc em Vídeo | Ato Antirracista em Porto Alegre (RS)
  • Adrián em [Espanha] E novamente chegou o 20N
  • Alex em [Espanha] CNT alcança seus objetivos e cessa a greve no abatedouro Torrent
  • Vinícius Rodrigues em Memória | Anarquismo: Questão Agrária, Raça e Classe!
  • Vantiê em Os anarquistas e as eleições

Copyleft © 2021 Agência de Notícias Anarquistas. RSS: Notícias, Comentários