A Biblioteca Terra Livre e o Laboratório de Educação Anarquista (LEA) anunciam a retomada do Grupo de Estudos “Anarquismo e Educação”.
Após a fundação do LEA em abril de 2014 notamos o crescente interesse de diversas pessoas pelo tema da pedagogia libertária. Muitos escreveram solicitando informações sobre o Laboratório e pedindo indicações de leituras. Avaliamos que seria importante a manutenção de um espaço para reflexão e produção de conhecimento sobre pedagogia e práticas educativas numa perspectiva anarquista aberto à todas pessoas interessadas. Utilizaremos para isso a leitura de textos teóricos (clássicos e contemporâneos), históricos e documentos. Filmes e documentários podem ser bons materiais de apoio para as discussões.
O primeiro encontro dessa nova fase ocorrerá dia 18 de agosto, segunda-feira, às 19h30, na sede da Biblioteca Terra Livre. Os encontros são quinzenais.
A participação é livre, pede-se somente para que os interessados entrem em contato pelo email bibliotecaterralivre[a]gmail.com para confirmar participação.
Para a primeira reunião propomos a leitura de dois textos curtos escrito pelo companheiro Hugues Lenoir, um professor anarquista francês estudioso da pedagogia libertária. Os artigos foram publicados na Revista Educação Libertária, editada pela Editora Imaginário e Instituto de Estudos Libertários.
Texto 1: Considerações Relativas a Educação, Hugues Lenoir (Revista Educação Libertária 1):
Texto 2: A Educação Libertária, Hugues Lenoir (Revista Educação Libertária 2):
http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/files/2014/08/A-Educacao-Libertaria-Hugues-Lenoir.pdf
• Histórico do Grupo de Estudos “Anarquismo e Educação”
O Grupo existe desde de 2010, mas é aberto à novas participações devido à sua dinâmica baseada na auto-formação e apoio mútuo entre os membros. Ainda mais agora quando inicia-se um novo ciclo de leituras, todos interessados são bem-vindos. No site da Biblioteca encontra-se registrado o histórico do grupo e seu trajeto de leituras e atividades até aqui.
Biblioteca Terra Livre
bibliotecaterralivre.noblogs.org
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Longa chuvarada…
Nos matos e nas lagoas,
um canto de vida.
Humberto del Maestro
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!