Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Dezembro / 21 / [EUA] Samiya “Goldii”, filha de Mumia Abu-Jamal, morre de câncer aos 36 anos

[EUA] Samiya “Goldii”, filha de Mumia Abu-Jamal, morre de câncer aos 36 anos

By A.N.A. on 21 de Dezembro de 2014

eua-samiya-goldii-filha-de-mumia-1

[É com profunda tristeza que compartilhamos as notícias sobre a transição de “Goldii”. Estendemos nossas condolências e amor para seu pai, Mumia, sua mãe, Wadiya, suas duas filhas pequenas, suas irmãs e todas as pessoas que eram próximas a ela e a amavam. “Goldii” demonstrou uma tremenda criatividade como artista, seriedade como estudante de psicologia, e tenacidade e coragem ao enfrentar sua doença trágica. Mesmo quando já estava doente, ela se ergueu para oferecer solidariedade a seu pai, e pedir por um mundo melhor. Vamos sentir sua falta, “Goldii”, mas você deixou sua marca e nos lembraremos de ti!]

Estamos tristes em compartilhar a notícia de que Samiya “Goldii” Davis Abdullah, filha de Wadiya Jamal e Mumia Abu-Jamal, faleceu ontem [17 de dezembro] depois de uma longa luta contra o câncer de mama. Nascida em 1978, ela tinha apenas 36 anos. Havia acabado de terminar o mestrado em Serviço Social na Universidade da Pensilvânia e deixou duas filhas pequenas. Em um dos artigos mais comoventes e pessoais que escreveu, Mumia descreve sua visita a ele enquanto estava no confinamento solitário no corredor da morte em SCI Greene. “A Visita” está em seu primeiro livro, “Ao Vivo do Corredor da Morte” (Harper Perennial) e foi encenada no filme “Mumia: Long Distance Revolutionary”.

Conhecida como “Goldii”, seu nome artístico, Samiya era rapper de lírica graciosa e afiada, consciência aguçada, uma pessoa que usou suas habilidades de fala para destacar questões de desigualdade racial, (in)justiça criminal e sempre promover a libertação negra. Da perspectiva de filha, foi uma dinâmica oradora, falando dos impactos do encarceramento para xs filhxs e famílias. Ela também foi uma ferrenha advogada da inocência de seu pai. As irregularidades do julgamento e a sentença dele também eram assuntos de suas rimas.

VEJA a performance de Goldii “Trap Doors”, no “All Out for Mumia”, um evento organizado no aniversário de 30 anos de sua prisão no Constitution Center na Filadélfia (12/9/2011). A rima eloquente e poética explica como seu pai foi baleado e em seguida acusado por assassinato.

http://vimeo.com/33498781

The Free Mumia Abu-Jamal Coalition

Tradução > Anarcopunk.org

agência de notícias anarquistas-ana

Borboleta azul
raspa este céu de mansinho
insegura e frágil.

Eolo Yberê Libera

Compartilhe:

Posted in Mundo | Tagged EUA, Mumia Abu-Jamal

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários