Em 2014 passaram 200 anos desde o nascimento do famoso pensador, anarquista e revolucionário Mikhail Alieksándrovitch Bakunin.
As “Leituras de Priamúkhino” (conferência que, desde 2001, anualmente acontece no local de nascimento de Bakunin, na aldeia Priamúkhino, perto da cidade de Tver’, na Rússia) foram dedicadas a esta data.
Participantes das Leituras, pesquisadores e anarquistas da Rússia, Bélgica, Brasil, Israel, Itália, Polônia, EUA, França, Suíça, Japão, em suas apresentações pensaram vários aspectos da vida e dos ensinamentos deste grande rebelde. As apresentações foram acompanhadas por calorosas discussões.
Além disso, recebemos textos da Bulgária, Alemanha, Cazaquistão, Canadá e Sérvia.
Agora foi publicada uma edição contendo as transcrições das apresentações e das discussões, além de outros materiais que recebemos. Esta edição pode ser de interesse de todas e de todos que se interessam pela cultura russa ou internacional, pela história e contemporaneidade do movimento libertário.
A apresentação do livro “Leituras de Priamúkhino – 2014” – “Um ser dos três séculos” aconteceu em Moscou, em 15 de março passado, na Biblioteca Pública Fiódor Dostoiévski.
Fonte: avtonom.org
Tradução > A vagalume
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre o mar do Anil
Despedida de andorinhas —
O céu escurece.
Benedita Silva de Azevedo
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!