“Um cadáver ao sol” é lançado em eBook

um-cadaver-ao-sol-e-lancado-em-ebook-1

 

Em 2017 a revolução russa completa 100 anos. Antecipando as comemorações, a escritora e jornalista Iza Salles relança em versão eBook seu livro “Um cadáver ao sol”, cujo subtítulo da edição original, publicada em 2005 pela Ediouro, era “A história do operário brasileiro que desafiou Moscou e o PCB”.

O operário, no caso, é Antonio Bernardo Canellas (1898-1936), tipógrafo de formação anarquista que, seduzido pela revolução russa, ajudou a fundar o Partido Comunista Brasileiro e foi escolhido, dentre todos os membros do PCB, para participar de um congresso da Internacional Comunista em Moscou, em 1922. Porém, o que seria motivo de orgulho para o jovem de 24 anos culminou com sua expulsão do PCB e da Internacional. Este episódio, esquecido da História do Brasil, expôs, já naquela época, as incongruências que levaram ao fim do comunismo: o domínio e o poder centralizador dos bolcheviques sobre os demais partidos comunistas. “Isso é lavagem de crânio!”, teria dito Canellas, ousando interromper um discurso de Trotsky.

Em “Um cadáver ao sol”, Iza Salles narra com linguagem simples e agradável, como se fosse um bate papo, não apenas a trajetória de Canellas, mas também o surgimento do comunismo em nosso país. Além disso, traça um panorama do anarquismo, a força mais importante do movimento social na época.

Bibliografia essencial para quem quiser compreender melhor a História e a Política atuais e pregressas do Brasil em que vivemos.

• Iza Salles é jornalista, formada em 1965 na então Universidade do Brasil (UFRJ), com cursos de extensão em política, na Fondation de Sciences Politiques de Paris (1966-67), e em jornalismo, no programa Journalistes em Europe (1977-78). Foi presa em 1970, durante ditadura militar em 1970, acusada de pertencer à VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e respondeu a dois processos. Trabalhou nos jornais de resistência “Opinião” e “Pasquim”, com pseudônimo Iza Freaza.

Um cadáver ao sol”

Iza Salles

Editora Jaguatirica

eBook

Reportagem

217 páginas

R$ 5,90 reais

FB Iza Salles: https://www.facebook.com/escritoraiza.salles/?fref=ts

Para comprar o livro na Amazon: https://www.amazon.com.br/Um-cad%C3%A1ver-sol-Iza-Salles-ebook/dp/B01IRXK01K/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1474050441&sr=8-1&keywords=um+cadaver+ao+sol

agência de notícias anarquistas-ana

A flama brilha
Silêncio da noite
Fascínio da mariposa

CassMarie