[Reino Unido] Squatters Anarquistas, incluindo ‘hacker’ enfrentando extradição para os EUA anunciam ocupação da mansão de oligarca russo da Eaton Square London, de 15 milhões de Libras

nota-que-nao-entrou-no-blog-1

 

– Grupo antifascista ocupa a mansão palaciana em Belgravia, centro de Londres

– A propriedade está na Eaton Square e pertence ao oligarca russo Andrey Goncharenko

– Supostamente, o hacker Lauri Love é “amigo do grupo” e tem frequentado a propriedade

Um grupo de squatters anarquistas – incluindo supostamente um hacker que está enfrentando extradição para os EUA – que tomaram a propriedade de 15 milhões de Libras de um magnata russo dizem que irão sair se ele pagá-los 50.000 Libras.

O grupo montou um acampamento na Grade II – casa identificada na área exclusiva de Belgravia, centro de Londres, onde acampam já fazem três dias.

Os squatters dizem que querem abrir no lugar da mansão um abrigo para sem-teto, mas ofereceram sair se o oligarca Andrey Goncharenko pagar o preço exigido.

O suposto hacker de computadores Lauri Love, que enfrenta condenação de até 99 anos de prisão se extraditado para os EUA, foi visto entre os squatters que estão na casa.

Entretanto, uma das pessoas na casa disse que Mr. Love foi um ‘amigo do grupo’ que estava visitando a casa – indo e voltando algumas vezes.

A propriedade de Eaton Square, em uma das ruas mais caras da Grã-Bretanha, foi comprada por Goncharenko em 2014, mas acredita-se que está vazia desde então.

O grupo de 20 pessoas, que entrou na propriedade através de uma janela aberta, foi intimado ao tribunal no dia 7 de fevereiro.

Um dos squatters, Tom Fox, disse: “nós dissemos brincando que se o proprietário nos fornecesse 50.000 libras, nós sairíamos. Estávamos chamando atenção para combater o capitalismo com o capitalismo.

“Eu não acho que eu gostaria de sentar e ter uma discussão com ele – eu não o conheço, mas não acredito que iríamos concordar em muitas coisas.”

Falando sobre os planos de abrir uma casa para os sem-teto, ele disse: “nós estamos falando para as pessoas que se elas precisam de um lugar pra ficar, nós temos muitos quartos. Temos um amigo que gere uma cozinha de sopas em Victoria e falamos para ele enviar qualquer pessoa pra cá.”

Ele continua: “Neste edifício você pode ver que além de estar vazio, está caindo aos pedaços em alguns locais e há muito pó nas janelas. A razão pela qual fizemos isso é porque está frio, e temos muitos sem-teto na área de Victoria que precisam de abrigo. Pesquisamos sobre o local antes de ocupá-lo e vimos que é propriedade deste oligarca russo, então pensamos que o dano causado à ele comparado com os ganhos para a comunidade sem-teto não é nada. Isso não é nada para ele, mas para os sem-teto pode significar o fim de suas mortes, especialmente com a neve que está por vir.”

squatter revelou que eles conseguiram entrar na propriedade por uma janela destrancada no porão, três dias atrás.

Em cima da porta de entrada tem um pequeno cartaz que diz: “ESTADUNIDENSE ANTI-GOVERNO EXILADO”, e em um dos porta-bandeiras está uma bandeira negra com os dizeresAntifaschistische Aktion, uma rede antifascista da Europa.

Ele disse que aqueles que tomaram o edifício eram membros de diferentes grupos antifascistas, incluindo um chamado ANAL, que significa Autonomous Nation of Anarchist Libertarians (Nação Autônoma de Anarquistas Libertários).

Mr. Fox disse: “Nós éramos muito conhecidos por fazer grandes ocupações e talvez estejamos revivendo este processo. Fomos conhecidos por tomar a Admiralty Arch, em frente ao Palácio deBuckingham Pall Mall, e esta ocupação pode ser apenas a primeira de muitas. Para nós, estamos fazendo isso tudo para explicitar a crise habitacional e a crise dos sem-teto. Não posso dizer que esta mansão especificamente é responsável por isso, mas é uma construção que foi deixada vazia há muito tempo. Eu acho que o governo deveria abrir casas vazias como e ssa para os sem-teto, e organizar guardas para garantir sua segurança. Certamente isso é melhor do que ter pessoas morrendo nas ruas.”

As pessoas que trabalham próximo à mansão, disseram que viram alguns membros do grupo deixando o local está manhã enquanto outros ainda permaneciam do lado de dentro.

Um porteiro de uma moradia na vizinhança, que não quis revelar seu nome, disse que a intimação foi colada na porta da frente por um oficial de justiça.

Ele disse: “Um pouco mais tarde um dos squatters apareceu por uma janela lateral e pegou a notificação, retornando para dentro da casa.”

Na noite passada, Mr. Love e os membros do grupo exploraram o grande edifício e tocaram músicas madrugada a dentro.

Mr. Love, que tem síndrome de Asperger, é acusado de roubar informações de agências estadunidenses, incluindo o FBI e a Nasa.

Ele está atualmente preparando uma apelação contra a sua extradição para os EUA, que foi assinada pelo Secretário de Estado para Assuntos Internos Amber Rudd, em novembro.

Se condenado, ele enfrentará um longo período de prisão e sua família teme que ele não será capaz de lidar com o sistema prisional reconhecidamente severo dos EUA.

A mansão Belgravia teve permissão para planificação desde setembro, mas nenhum trabalho começou na casa palaciana.

O bilionário esperava construir um porão gigantesco, com piscina, sauna, banho turco, ginásio, jacuzzi e sala de massagens.

Planeja para o resto dos 15.000 metros quadrados de casa, incluindo duas gigantescas salas de recepção, uma sala de jogos e seis quartos – e uma suíte máster extensa, ao longo do segundo piso, incluindo a sua própria sala particular, vestiário e banheiros.

Esta é uma das quatro casas compradas por Goncharenko ao longo de um período de três anos, incluindo a Hanover Lodge, em Regent’Park, pela qual ele pagou 120 milhões de Libras – é uma das casas mais caras de todo Reino Unido.

Goncharenko é reconhecido como uma figura obscura, mesmo no mundo secreto dos oligarcas, e a fonte de sua riqueza não é clara

Ele nunca apareceu na lista dos mais ricos do mundo da Forbes, e sua ascensão para o status de oligarca foi nebulosa e labiríntica.

No entanto, acredita-se que ele levantou seu dinheiro através do desenvolvimentos imobiliários, transporte rodoviário e exploração florestal, adquirindo “lucros significantes” nos anos 90.

A mansão da Eaton Square foi construída ao redor do ano 1825 pela família Grosvenor, e até recentemente era sede do Instituto Cervantes de Londres, o centro cultural espanhol, que agora mudou-se para The Strand.

Fonte, mais fotos: http://www.dailymail.co.uk/news/article-4161534/Anti-fascist-squatters-15m-London-mansion.html

Tradução > Yanumaka

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/03/reino-unido-londres-ocupado-o-antigo-tribunal-da-coroa-em-southwark/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/04/02/reino-unido-os-novos-vizinhos-da-rainha-sao-anarquistas-5-estrelas/

agência de notícias anarquistas-ana

Ventos exibidos,
que cantam fortes, uivantes,
também desafinam…

Leila Míccolis