Dezenas de anarquistas são detidos na Bielorrússia após protestos contra o governo

dezenas-de-anarquistas-sao-detidos-na-bielorruss-1

 

Na quarta-feira (15/03) milhares de pessoas saíram às ruas em três cidades da Bielorrússia – Minsk, Mogilev e Godno, em protesto contra os intentos do governo de cobrar impostos dos desempregados.

Em Minsk as manifestações reuniram mais de 2000 pessoas; em Mongilev e Grodno 1000 cada uma. Esses foram os maiores protestos que essas cidades viram em décadas. Vale a pena mencionar que a maioria dos manifestantes estão distantes dos principais partidos políticos do país e não se alinham com nenhuma corrente da oposição, preferindo destacar as duras condições econômicas e os resultados de 24 anos do governo de Lukashenko.

Os anarquistas, organizados em um bloco, participaram da manifestação com faixas que diziam: “Para o povo, o principal parasita social são os políticos, os burocratas e a polícia” (referindo-se a lei contra os parasitas sociais introduzida em 2015). Para fazer a manifestação um pouco mais divertida, um grupo de samba se uniu ao bloco. No interior da manifestação os anarquistas foram a força mais organizada, estando p or todo o momento vigiados pela polícia.

Durante toda a manifestação 20-30 policiais civis seguiam constantemente o bloco anarquista e ao final do protesto tentaram prender algumas pessoas. Os anarquistas, junto com outros participantes, conseguiram deter o avanço da polícia e sair usando o transporte público, uma tática que teve bastante êxito nos últimos meses, ocasião que os anarquistas conseguiram sair em segurança.

No entanto, foram parados poucos minutos depois por um ônibus sem placa, do qual saíram policiais vestidos de civis. Para deter os manifestantes, os policiais usaram não apenas a força bruta, mas também gás de pimenta dentro do ônibus. Ao final dos enfrentamentos cerca de 30-35 pessoas foram detidas, incluindo vários transeuntes que ajudavam na resistência ao ataque policial. Ao final do dia alguns ativistas foram golpeados com extrema violência, obrigando a policia a c hamar uma ambulância.

Todos os detidos estão na delegacia de Minsk aguardando julgamento. Também existem informações que 9 pessoas foram detidas em Mogilev.

Você pode apoiar os detidos com ações solidárias junto as embaixadas locais ou ante as mansões de Lukashenko. Para além disso, podes compartilhar a notícia e fazer com que o tema seja mais visível no seu meio.

No momento em que se escreve esse artigo [dia 15 de março] mais de 150 pessoas foram detidas e condenadas com multas ou prisão em razão dos protestos da última semana na Bielorrússia.

Fonte: https://abcdd.org/en/2017/03/15/dutzende-anarchistinnen-wurden-nach-antiregierungsprotesten-in-minsk-festgenommen/

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/03/18/bielorrussia-protestos-contra-a-lei-anti-parasitas/

 

Mais fotos:

agência de notícias anarquistas-ana

Pra que respirar?
posso ouvi-la, fremindo,
maciez de noite.

Soares Feitosa