[Irã] Protesto em frente ao Parlamento do regime pela libertação do prisioneiro político anarquista Soheil Arabi

Na manhã de segunda-feira, 2 de outubro, um grande ajuntamento de protesto esteve em frente ao parlamento do regime iraniano em resposta a um chamado da mãe de Soheil Arabi, um prisioneiro político anarquista que faz greve de fome na prisão de Evin.

Os manifestantes, que portavam cartazes e faixas, exigiam a libertação de Soheil Arabi e todos os prisioneiros de opinião, assim como os militantes sindicais.

O corajoso Mohammad Maleki, primeiro reitor da Universidade de Teerã após a revolução anti-monárquica, enviou uma mensagem de apoio ao movimento: “Nosso caro amigo Soheil Arabi faz greve de fome há vários dias porque suas reivindicações legais e legítimas não são levadas em conta. Todo mundo sabe que a greve de fome é muito perigosa. A mãe inocente, depois de ter feito apelo a diversas organizações responsáveis sem obter resposta, chama a todas as pessoas e estudantes militantes a acompanhar em frente o Parlamento, afim de salvar a vida de seu filho. Eu convido a população a se mobilizar na segunda 2 de outubro em frente ao Parlamento para apoiar essa mãe sofredora e gritar suas legítimas reivindicações.

Segundo relatos, as forças de segurança do regime atacaram os manifestantes após alguns minutos e tentaram os dispersar, mas eles resistiram.

A mãe de Sohiel Arabi agradeceu as pessoas que participaram da manifestação pela libertação de seu filho e declarou que seu estado de espírito tinha mudado.

O prisioneiro político anarquista Soheil Arabi está no 11º dia de sua greve de fome, nesse 3 de outubro.

Segundo relatos, um responsável do aconselhamento, durante uma entrevista com ele em 30 de setembro, teria pedido que ele parasse sua greve. O responsável lhe dissera que “aquilo custaria caro ao sistema” se ele morresse durante o mês sagrado de Mouharram.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/06/ira-liberdade-para-soheil-arabi-preso-anarquista-iraniano-em-greve-de-fome/

agência de notícias anarquistas-ana

Amanhece em flor
e anoitece pelo chão
— efêmero ipê

Marba Furtado